4 habilidades profissionais mais exigidas após a COVID-19

4 habilidades profissionais mais exigidas após a COVID-19
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É inevitável analisar o futuro do mercado sem pensar nas consequências que a pandemia da Covid-19 proporcionou ao mundo dos negócios. O fato inédito de termos que estar confinados durante mais de um ano, realizando nossas tarefas de forma virtual, transformou completamente não só as empresas, mas a sociedade como um todo. 

Incertezas e novas tendências inundaram o mercado, possibilitando uma reinvenção no modo de trabalhar, ampliando algumas áreas enquanto outras se tornaram dispensáveis. E essa modificação não atingiu só a parte financeira, mas principalmente a valorização humana e o convívio em grupo.

Com essas mudanças, se preparar para o futuro é fundamental para garantir uma boa colocação dentro do mercado. Pensando nisso, separamos as principais habilidades que um profissional no mercado pós-pandemia deverá desenvolver para se sair bem na procura de um emprego novo ou até mesmo se estabilizar em sua ocupação atual.

Ser capaz de se adaptar

Com todos os acontecimentos e mudanças devido a pandemia, ser capaz de se adaptar já é uma habilidade que imaginamos ser mais do que obrigatória desenvolver. O lockdown e outras medidas restritivas proporcionaram uma rápida digitalização de grande parte da sociedade, o que indica que, com os avanços tecnológicos, isso se torne cada vez mais frequente. 

Esse movimento encarreta diretamente nas funções existentes atualmente no mercado, em que algumas simplesmente deixarão de existir enquanto outras surgirão. Com esse desenvolvimento, o profissional capaz de se adaptar a estas situações será uma peça-chave dentro da empresa, enquanto alguém mais limitado e centrado somente em uma única função terá maiores chances de ser desligado da companhia.

Pensando nessa migração, é importante que o profissional se mantenha atualizado e que esteja por dentro das novas ferramentas e tecnologias que permeiam sua área de trabalho, possibilitando assim que ele esteja preparado previamente a qualquer tipo de mudança ou adaptação de sua função. 

Além disso, ser um profissional flexível proporcionará novas oportunidades dentro da empresa, e fará com que tarefas mais complexas se tornem mais fáceis de serem realizadas devido ao amplo conhecimento adquirido.

Analisar informações de forma precisa

Sistemas como o de big data estão em seu ápice dentro das empresas, absorvendo e organizando uma grande quantia de informações a todo instante. Esse tipo de sistema facilitou muito o modo como é organizado tais dados e consultados posteriormente. Porém, a máquina não é capaz de realizar tudo sozinha, e para isso é preciso alguém que seja capaz de analisar esse tipo de informação e saber quais decisões tomar, algo que nenhum sistema é capaz de fazer.

Pensando nisso, ter essa habilidade de filtrar, analisar e agir perante essas informações é fundamental para se estabelecer como um profissional do futuro. Esse tipo de ação é fundamental na gestão de qualquer negócio, e os profissionais acabam utilizando dessa habilidade mesmo que indiretamente.

4 habilidades profissionais mais exigidas após a COVID-19

Inteligência emocional

Estamos vivendo em ambientes cada vez mais estressantes, e quando isso atinge o local de trabalho, pode ser um caminho sem volta em que a consequência é o desligamento ou até mesmo o surgimento de problemas psicológicos. 

Ter o controle dessas emoções por meio de habilidades interpessoais é fundamental para que você mantenha sua saúde mental em dia, além de evitar conflitos internos na empresa. A metodologia da inteligência emocional é uma grande ajuda nesse quesito, no qual proporciona uma harmonia no gerenciamento de equipes, tornando o ambiente de trabalho agradável e sem estresse.

Entre os principais pontos desse método está a habilidade de resolução de conflitos, saber ouvir o outro assim como se colocar na situação dele e respirar e pensar antes de responder rispidamente alguém, criando um conflito desnecessário. Com isso é possível evitar desentendimentos e ações extremas como a violência, fazendo com que o ambiente de trabalho se torne leve e amigável.

Ser uma liderança

O papel de líder não é algo exclusivo a quem está ocupando o maior cargo da companhia, mas sim de todos os membros da empresa. O papel da liderança não está no ato de mandar em outra pessoa, está em ser uma referência dentro da equipe, como um guia ou um exemplo a ser seguido. 

Essa habilidade já é requisitada antes mesmo da pandemia, e segue em alta no mercado atual. O profissional que se enquadra como líder acaba sendo um grande motivador da equipe, se tornando a inspiração deles.

Além disso, os colaboradores se enxergarão nessa pessoa e verão como é bom trabalhar naquele local, assim se tornarão vozes da empresa. Isso proporcionará que eles, além de se sentirem bem com a função que exercem, acabem transmitindo coisas positivas sobre a companhia.

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Estando por dentro dessas habilidades e desenvolvendo-as, você aumentará significativamente a chance de sucesso dentro da empresa. Além disso, tais ensinamentos farão com que você se torne um profissional melhor e indispensável.

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