Sorria! Saiba como usar a simpatia para aumentar sua liderança no trabalho

Compartilhe

Saber ser simpático é uma característica muito importante para quem deseja se tornar um líder influente no trabalho. A simpatia vai além dos conhecimentos técnicos e de experiências profissionais, pois está muito ligada à inteligência emocional. É por isso que essa qualidade costuma ser fundamental para aumentar a influência e o carisma na equipe, fazendo com que a pessoa passe a ser cada vez mais valorizada pelos colegas.

Separamos dicas para construir o seu carisma com os colegas e aumentar a sua influência no trabalho. Confira:


1 – Seja amigável – Nas conversas com seus colegas de trabalho, mantenha um tom amigável, e atente à maneira como você se dirige aos outros e ao seu vocabulário. Ao mesmo tempo em que é necessário manter esse tom amistoso, você também deve ser confiante ao falar, mostrando firmeza nas suas palavras.

2) Tenha flexibilidade – Pessoas influentes costumam ter a capacidade de se adaptarem a novas situações, como mudanças na equipe e alterações da função na empresa, por exemplo. Também costumam “pensar fora da caixa”, procurando lidar da melhor forma com as diferenças, respeitando-as. Essas atitudes também são fundamentais para ganhar a admiração do seu chefe e dos colegas de trabalho.

3) Pense positivamente – Mantenha a mente positiva no trabalho, eliminando preocupações desnecessárias. Identifique aquilo que você pode aprender com os seus colegas de trabalho, enxergando-os como parceiros e não como seus concorrentes. Sempre procure enxergar como tirar o melhor proveito de cada situação, mesmo que algo não tenha dado certo. Cultivando pensamentos negativos, você acabará transmitindo-os para a equipe, afastando cada vez mais as pessoas com quem trabalha.

4) Busque aprender com seus erros – Ao invés de reclamar por ter cometido uma falha, procure transformá-la em uma lição, identificando o que precisa mudar para não repeti-la.

5) Mantenha o foco na comunicação – Muito além do simples “bom dia”, é preciso compartilhar ideias com os colegas, prestando atenção no que eles têm a dizer, e respeitar as opiniões diferentes da sua. Peça sugestões e pergunte sempre que surgir alguma dúvida. Grandes líderes costumam ser interessados em sempre aprender algo novo com os seus colegas, valorizando os seus pontos de vista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *