a-importancia-da-alfabetizacao-no-desenvolvimento-social-economico-mundial

Alfabetização, uma palavra complexa que vai além do aprendizado do alfabeto e sua utilização para a comunicação e escrita, é algo que proporciona um mundo de descobertas, de sonhos e de realizações. Saber ligar sílabas e interpretar palavras não é um primeiro passo, mas sim um chão que possibilita a pessoa caminhar rumo aos seus objetivos, que permite que ela seja quem deseja ser, tendo a chance de ser alguém. 

A alfabetização envolve todos os campos, desde o social até o econômico. Uma pessoa com acesso à educação consegue se desenvolver adequadamente durante a vida, planejar seu futuro e garantir uma vida adequada. Já no campo econômico essa pessoa alfabetizada alcança empregos bons, que permitem utilizar o dinheiro além de apenas sobreviver, e assim movimenta a economia, que permite novos empregos para suprir a demanda e no fim proporciona um desenvolvimento ao país.

Analisando o modo como a educação promove todo um crescimento intelectual e sustentável da população, é possível ver como uma pessoa com acesso a alfabetização influencia toda uma sociedade. Com isso, traremos alguns pontos importantes sobre essa conquista e o porquê se deve investir numa educação de qualidade em primeiro lugar.

Alfabetismo em dados

Os investimentos em alfabetização vem crescendo a cada ano em todo o mundo, entretanto ainda estamos longe da erradicação do analfabetismo. Segundo dados disponibilizados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), mesmo com os grandes progressos obtidos nos anos anteriores, em 2019 ainda havia cerca de 773 milhões de adultos no mundo que não dominavam competências básicas de alfabetização, ou seja, a escrita e leitura.

No cenário nacional, apesar dos avanços, os níveis estão longe dos ideais. O Brasil de 2019 ainda contava com 11 milhões de analfabetos segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Com a pandemia da covid-19, esses números podem ter estagnados e até mesmo piorado. O abismo social ficou claro após o período de fechamento das escolas em que as aulas passaram a ser remotamente. Foi comum vermos reportagens em que crianças e adolescentes migravam diariamente para regiões com internet ou que acabaram ficando sem o acesso ao estudo. 

Além disso, há a parcela que não compreendia o conteúdo exposto por meio da televisão ou internet, o que aumentava ainda mais o déficit educacional da população em desenvolvimento.

A importância da alfabetização

O desenvolvimento mais importante que a criança passa é pela alfabetização, que é quando ela aprende as primeiras interações sociais, artísticas e culturais. Nesse período a aprendizagem pode ser obtida por meio de brincadeiras, músicas, atividades artísticas, entre outras ações que despertam o interesse e curiosidade da criança.

Todo esse processo influencia diretamente na alfabetização, que é o processo de aprendizagem em que a criança ou adulto aprendem a ler e escrever de forma adequada e, posteriormente, analisar e interpretar. Esse ensinamento se conclui com o aperfeiçoamento da comunicação e sua utilização como um código que permite a troca de interações e informações.

a-importancia-da-alfabetizacao-no-desenvolvimento-social-economico-mundial

Dia Mundial da Alfabetização

A alfabetização é tão importante que ela é homenageada anualmente todo dia 08 de setembro, o Dia Mundial da Alfabetização. A data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) junto com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1966 tem como objetivo reafirmar a importância da discussão mundial de temas ligados à alfabetização. Essa data busca reafirmar como a alfabetização pode mudar significativamente a situação de um país.

A data traz consigo pontos importantes a serem verificados, como o lado pedagógico, que nos faz refletir sobre a qualidade do ensino prestado pelo país. Nesse sentido, busca-se alcançar o nível que a educação consiga emancipar a pessoa, permitindo que ela desenvolva seu intelecto e seu pensar. 

Já no campo político, a data destaca a importância da sociedade letrada, ou seja, que por meio da educação possam alcançar a democracia e assim transmitir seus conhecimentos e ideais por meio da sua linguagem.  

Educação como prioridade

Atualmente vivemos um grande desafio, que é colocar a educação e alfabetização em primeiro plano, priorizando a disseminação e acesso ao conhecimento. Somente por meio da educação poderemos diminuir situações de injustiças sociais, proporcionando o pensamento crítico e o desenvolvimento pessoal, mudando positivamente a vida das pessoas.

Dominar esse primeiro conhecimento abre portas para que todo tipo de informação seja absorvida e estudado, promovendo a liberdade intelectual da humanidade e uma menor diferença social. É por meio do conhecimento que combatemos todos os tipos de desigualdade social, tornando o mundo um lugar democrático e com oportunidade para todos.

…..

Mude o futuro por meio da educação, seja uma referência e leve a alfabetização para toda a população por meio da graduação em pedagogia da Unipar. O professor é a peça mais importante da vida, é ele quem dá a luz e o ensina a caminhar rumo ao conhecimento e o afasta da escuridão.