Descubra como a comunicação assertiva pode te ajudar a vender melhor

Ter uma comunicação assertiva é ir direto ao ponto de forma clara e objetiva, transmitindo de forma eficiente o conteúdo a ser dito. É uma compreensão que busca a otimização do discurso, percorrendo pelas diferentes formas de transmissão da mensagem.

A comunicação assertiva é relevante em diversos contextos, como no trabalho externo durante a hora de vender um produto ao cliente ou até internamente em reuniões e apresentações na empresa.

Proporcionar uma comunicação objetiva e de forma clara fará com que seu discurso passe credibilidade ao cliente, que por ter todas as informações necessárias, efetuará a compra de seu produto ou serviço.

Como a comunicação assertiva melhora a qualidade no atendimento ao cliente?

Trabalhar com vendas utilizando a comunicação assertiva proporcionará de forma eficaz o sucesso na conquista de clientes, fazendo com que você alcance melhores resultados durante a venda, além de virar referência para possíveis futuros clientes.

A capacidade de fechar um negócio está diretamente ligada a uma comunicação assertiva. Para despertar o interesse de compra, o cliente necessita compreender o que está comprando e não se sentir enganado. Enroscos e informações errôneas durante o discurso fazem com que gere uma desconfiança por parte do consumidor, o que pode ocasionar na não conclusão do negócio.

O segredo de uma boa venda, que em um tempo atrás estava na capacidade de enganar o cliente fazendo com que ele adquirisse algo que não precisasse, se modificou drasticamente ao passar dos anos.

Atualmente, os clientes estão mais exigentes, tendo como uma venda perfeita aquela capaz de atender todas as expectativas do consumidor. Com a tecnologia e o consumidor conectado a todo instante, um cliente que se sente prejudicado pode destruir a reputação de uma empresa em minutos por meio de relatos e fotos na internet.

Motivos para desenvolver uma comunicação assertiva

Já ouviu falar na brincadeira de telefone sem fio, em que uma mensagem vai sendo repassada e no fim o resultado não tem relação alguma com o que foi dito no início? Isso também ocorre na vida real.

Há grandes chances de você já ter passado por uma situação de tentar comunicar algo e devido a ruídos ou falhas na comunicação a pessoa ter entendido algo totalmente distinto do que o proposto, te colocando em uma situação desagradável.

Essa falha é composta por quatro pontos que a comunicação assertiva busca corrigir. Saber identificar estas situações mudará totalmente a forma como você se comunica com seu público:

– Desinteresse do assunto de uma ou de ambas as partes durante a comunicação;

– A linguagem ou o meio escolhido para a troca de informações não é o adequado pensando no contexto do assunto;

– A mensagem foi mal elaborada, com elevação de pontos desnecessários e falta de informação de coisas importantes;

– O público no qual a mensagem foi direcionada não era o adequado para tal informação.

Dominar a comunicação assertiva fará com que você aprenda a ouvir seu público, transmitir suas ideias de forma objetiva e com posicionamento. A Universidade Paranaense (UNIPAR) separou 4 motivos para que você desenvolva uma comunicação assertiva.

Aperfeiçoando sua inteligência emocional

Um dos pilares fundamentais da inteligência emocional é a gestão de relacionamento, diretamente ligada à comunicação assertiva. Saber desenvolver boas relações, evitar conflitos e buscar soluções para problemas é fundamental para manter seu emocional em dia.

Para colocar isso em prática é fundamental conhecer o modo como você se comunica, ouvir atentamente a outra parte com calma, gerir suas emoções não fazendo com que as mesmas pese em sua ação e, assim, concluir sua comunicação.

Passe a observar suas situações de estresse e ao invés de tomar atitudes involuntárias, pare, respire, observe os pontos e, posteriormente, responda. Isso fará com que evite falar o que não deve e perder o controle emocional.

Desenvolvendo a capacidade de resolução de problemas

A comunicação assertiva é excelente quando se trata da resolução de problemas. Saber expor todos os pontos envolvidos no conflito sem ser de forma desrespeitosa, apresentando os pós e contras, fará com que as partes cheguem a um acordo com maior facilidade.

Adotando tal postura fará com que as outras pessoas envolvidas não percam a cabeça na hora do conflito, proporcionando uma melhor harmonia e diminuindo o tempo para a solução do problema.

Otimizando suas negociações

Uma grande negociação se trata de estabelecer um acordo ideal para todas as partes interessadas de modo que todos saiam satisfeitos com o resultado. A comunicação assertiva caminha lado a lado com este conceito.

Uma boa comunicação estabelecerá objetivamente todos os pontos envolvidos, demonstrando clareza e domínio na apresentação da sua venda. Isso proporcionará uma melhor compreensão do seu produto ao cliente, fazendo com que não haja dúvidas durante o fechamento do negócio.

Sendo um destaque na liderança

Assim como em toda a cadeia profissional, ter uma comunicação assertiva é fundamental para uma liderança eficiente. Saber ouvir seus colaboradores e conseguir expressar suas ideias e as necessidades da instituição de forma clara proporcionará uma melhor contribuição dos funcionários na busca dos objetivos propostos.

Além disso, uma comunicação assertiva proporcionará uma relação de confiança e coletividade entre toda a equipe, que saberá que suas ideias e pensamentos serão levadas em consideração pela liderança.

Agora que você compreende a importância da comunicação assertiva, desenvolva suas habilidades de gestão comercial, aprendendo a lidar com pessoas e clientes ao gerenciar uma equipe profissional. Com a UNIPAR você desenvolverá uma visão estratégica e atitude empreendedora, estando capacitado para todas as dificuldades do mercado.