Confira as 7 profissões mais promissoras em 2021

Compartilhe

O mercado de trabalho teve uma grande reformulação devido a pandemia da Covid-19. Algumas profissões tradicionais deram espaços para modalidades inovadoras que se adaptaram à situação do mundo atual. 

Além das áreas da saúde, os setores de tecnologia, marketing e e-commerce tiveram alta necessidade de novos profissionais em 2020, não sendo diferente em 2021. Com as restrições de circulação, as empresas foram forçadas a se tornarem digitais, o que abriu um leque de possibilidades no mercado de tecnologia e informação.

O campo da educação também foi atingido pela pandemia, fazendo com que a Educação a Distância (EAD) se tornasse uma excelente opção para se profissionalizar. Na Universidade Paranaense (UNIPAR) o EAD passou a abranger diversas áreas do conhecimento, possibilitando um aprendizado seguro diretamente de casa.

Sabendo da necessidade de alguns tipos de profissionais no mercado de trabalho, confira a seguir as 7 profissões mais promissoras em 2021.

1. Administração de finanças

Não é novidade que a pandemia balançou a economia a nível mundial. Saber lidar com a administração das finanças de um negócio se tornou ainda mais essencial, fazendo com que decisões erradas determinem o fechamento da empresa.

A crise também atingiu bancos e corretoras, que foram os setores que mais contrataram profissionais em 2020 buscando equilíbrio das contas. Bancários, contadores, corretores de ações, diretores financeiros e negociadores de dívidas foram os que mais tiveram oportunidades de trabalho nestas companhias.

2. Áreas de tecnologia

O setor de tecnologia cresceu exponencialmente em 2020. Com as empresas sendo forçadas a se digitalizar para manter seus negócios na ativa, o mercado necessitou ainda mais de profissionais de desenvolvimento, gerenciamento e segurança no mundo digital. 

Tal necessidade fez com que profissionais focados em desenvolvimento de sistemas, cyber segurança e até mesmo design de interfaces fossem procurados não só no Brasil, mas no mundo todo.

3. Especialistas em e-commerce

O mercado de e-commerce disparou em popularidade com a pandemia. Se antes as pessoas desconfiavam de utilizar o meio de compras digital, hoje com as restrições de abertura de comércios físicos as lojas virtuais se tornaram cotidianas na rotina do consumidor. 

Para o profissional não foi diferente, tendo o e-commerce como solução as restrições da pandemia, muitos comércios passaram a atender de forma digital, necessitando de um especialista que gerencie tudo. 

Tal movimento atingiu toda a cadeia de vendas, colocando algumas áreas em evidência como a de Customer Success (Sucesso do Cliente). Com o fechamento de setores de atendimento presencial, os profissionais destas áreas migraram para o serviço de suporte online, proporcionando a satisfação do cliente com seu produto.

A tendência é que este novo método de vendas continue crescendo, necessitando ainda mais de profissionais no setor.

4. Especialistas em saúde mental

No mundo atual, situações de estresse, crises de ansiedade e de pânico, depressão e outras doenças mentais estão cada vez mais frequentes na sociedade. Com a pandemia os casos aumentaram ainda mais, fazendo com que até pessoas que ignoravam os sintomas procurassem ajuda profissional.

Psiquiatras e psicólogos são cada vez mais necessários para uma melhor qualidade de vida. O acesso a esse tipo de profissional também ficou mais fácil com a regularização de vídeo consultas, situação que manteve a profissão em alta mesmo com as restrições da pandemia.

5. Marketing Digital

Sabe aquele provérbio que diz “Quem não é visto, não é lembrado”? Na internet não é diferente. Com a migração de comércios e modalidades de entretenimento para o digital, o profissional de marketing digital passou a ser ainda mais fundamental no mercado de trabalho. 

Alcançar pessoas por meio de produção de conteúdo, gerenciamento de redes sociais, edição de vídeos, entre outros métodos de promoção e publicidade se tornou uma necessidade para que a empresa se mantenha no mercado.  

6. Médicos, enfermeiros e fisioterapeutas. 

Com a chegada da pandemia da Covid-19, inúmeras áreas da saúde elevaram a necessidade de profissionais significativamente. As necessidades de profissionais vão além de médicos e enfermeiros que estão na linha de frente, atingindo todo o corpo hospitalar.

Entre as profissões dos bastidores da pandemia está a fisioterapia, essencial no tratamento e recuperação de pacientes. Na situação da Covid-19, a sessão de fisioterapia é fundamental para reversão de sequelas deixadas pela doença, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos recuperados.

7. Pesquisadores da área de saúde

Assim como as profissões da saúde que lidam diretamente com pessoas, a necessidade de pesquisadores na área para o desenvolvimento de medicações e vacinas vem crescendo a cada ano. 

Com a pandemia, companhias como o Instituto Butantan contrataram inúmeros cientistas, biomédicos, engenheiros químicos e farmacêuticos em busca de avanço na ciência, proporcionando vacinas para a Covid-19 e outras doenças. 

Gostou de alguma área específica? Consulte todas as graduações disponíveis na educação a distância da UNIPAR e passe a se profissionalizar diretamente de casa o quanto antes!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *