Qual o segredo para satisfação profissional?

Como ter sucesso na carreira é uma pergunta frequentemente feita entre jovens que estão iniciando sua vida profissional. Primeiramente temos que avaliar que o conceito de sucesso varia de pessoa para pessoa. Para um, sucesso pode ser ter uma renda alta, de 300 mil reais ao ano, enquanto para outro, encontrar a satisfação profissional é ser reconhecido como um excelente profissional naquilo que faz, sendo uma referência.

Buscar o equilíbrio entre a satisfação profissional e pessoal fará com que você tenha uma melhor qualidade de vida, se sentindo realizado e sem a frustração de ter escolhido o caminho errado a ser seguido.

Focando na satisfação profissional visando apenas a conquista de um salário mais alto independente de gostar ou não da profissão poderá trazer consequências que afetarão diretamente o modo como viverá sua vida.

O excesso de trabalho ou a ocupação de uma função que não é bem o que você deseja fazer durante sua vida poderá até render uma estabilidade financeira melhor, no entanto a quantidade de horas passadas trabalhando em algo desinteressante fará com que sua motivação e saúde fiquem debilitadas.

Por outro lado, quem foca na satisfação profissional embasado no reconhecimento por fazer o que gosta, seguindo a profissão que sempre desejou fazer, irá desfrutar do melhor do sucesso sem desgastes no bolso e na saúde. Com isso, aproveitará momentos da vida em família e amigos, além de se sentir realizado com a função que ocupa no trabalho.

Entenda a seguir os benefícios de escolher o seu futuro se baseando na função que você sente prazer em fazer.

Aprendizado ágil e rápido

Já teve aquela sensação de que quando você está fazendo algo que gosta, o tempo voa, já quando é uma situação chata parece que o tempo nunca passa? A escolha profissional está diretamente ligada a isso.

Escolher uma profissão que sente prazer em realizá-la fará com que você aprenda com uma maior facilidade e rapidez, justamente por se sentir realizado com aquilo que está fazendo em prol do seu futuro.

No início o trabalho poderá aparentar certa dificuldade como qualquer outro. No entanto, a partir do momento que você sente o prazer de estar naquela função e passar a ver os resultados de como fazer algo que gosta está influenciando positivamente a vida das pessoas fará com que trabalhar se torne algo leve como um passeio.

Sempre estará atualizado

Um profissional que gosta daquilo que faz não se sente satisfeito apenas em aprender o básico. O fato de ter essa sede de conhecimento, fará com que seja um profissional dedicado e sempre preparado para as novidades do mercado na sua área de atuação.

Agora imagine uma situação ao contrário, um médico que não tem prazer algum em fazer o que faz pois escolheu a profissão apenas pensando no benefício financeiro. A clínica em que ele trabalha propôs uma vaga para realização de cirurgias por vídeo, que além de facilitar o trabalho, é um procedimento menos invasivo ao paciente. No entanto, ele precisará se especializar como cirurgião para ser promovido ao cargo.

Dificilmente o profissional irá buscar tal conhecimento justamente por ser algo que ele não sente prazer em fazer, assim estagnando na função que está, reconhecendo o trabalho apenas como uma obrigação para viver.

Paixão e realização

Nada melhor do que trabalhar com algo que você sente prazer em fazer. Quando você escolhe uma profissão por paixão, você se dedica mais, é mais criativo, soluciona os problemas com maior facilidade, se estressa menos e não se sente cansado de estar no ambiente de trabalho. A frase “trabalhe com o que você ama e nunca mais precisará trabalhar na vida” faz o total sentido nesse caso.

Além disso, os benefícios se estendem para a empresa e até mesmo aos clientes. Um profissional que se sente motivado por fazer aquilo que gosta torna o ambiente de trabalho mais leve, melhora seu relacionamento com as pessoas a sua volta e sempre estará feliz por pertencer a aquele lugar, motivando o resto da companhia.

…..

Agora que você compreende a importância de decidir seu futuro não pensando somente no maior benefício financeiro, mas também considerando o quanto se sentirá realizado por exercer essa função, dê o primeiro passo em busca da realização do seu sonho com a Universidade Paranaense (UNIPAR). A UNIPAR conta com diversos cursos que te guiarão por essa caminhada diretamente da sua casa. Não deixe para depois um sonho que pode realizar hoje.