A importância do marketing pessoal para a vida profissional

positive businesswoman doing paperwork in office
Compartilhe

Desde os primórdios, a beleza é algo almejado. O que é belo e sua essência é discutido pela filosofia em uma área específica chamada estética, que deriva do grego aisthetiki (percepção, sensação, sensibilidade). Discutindo a arte e o belo podemos ver filósofos muito conhecidos como Sócrates, que viveu entre 469 a.C., e Platão (427 e 348 a.C.).

Mas o que isso tem a ver com marketing pessoal?

Tudo! Não que o marketing pessoal seja sinônimo de busca pela beleza, mas é uma estratégia mercadológica para se sobressair e ser notado. Assim, de forma simples é utilizar os conhecimentos a respeito da mercadologia na vida pessoal e profissional.

Mas se engana quem pensa que o marketing pessoal está relacionado só a aparência. A apresentação pessoal é importante, mas é não tudo. Os elementos que envolvem a apresentação pessoal, além do estilo da pessoa, estão ligados também ao ambiente no qual o indivíduo está inserido. Por exemplo, uma pessoa que trabalha em escritório não se vestirá como uma que trabalha operando máquinas. Mas, observe que interessante, quem trabalha em escritório, dependendo do cargo e da empresa (que formam o ambiente), se vestirá de forma diferente de uma pessoa que trabalha em banco. Isso implica que há locais mais ou menos formais, porém, mesmo quando há informalidade há necessidade de cuidados.

A apresentação pessoal, envolve além das vestimentas que devem ser adequadas ao ambiente, quanto a comprimento, decotes, cores e tecidos, engloba também os acessórios como relógios, joias, bonés, chapéus e sapatos. Abrange ainda, como os cabelos e barbas (se permitido) são apresentados e para as mulheres o tipo de maquiagem que o lugar “permite”.  Outra questão importante na apresentação pessoal são os cheiros. Isso, mesmo, cheiros! Os cuidados com higiene e saúde são muito importantes para saúde e bem-estar de todos que compõem o ambiente. Além dos hábitos de higiene pessoal e cuidado com as vestimentas, um erro bastante comum quando o assunto é cheiro, é querer causar uma boa impressão e exagerar no perfume. Este deve sutil, porque não é legal o ambiente ficar com o cheiro do seu perfume quando você vai embora. Outro odor delicado está relacionado ao hálito. O mal hálito ou halitose acontece por não só por falta de higiene adequada, mas também por problemas de saúde advindos do estômago e boca. Então é preciso estar sempre atento para que haja desconforto na comunicação.

Outro ponto importantíssimo quando falamos de marketing pessoal está relacionado a comunicação, tanto falada como escrita. 

O cuidado com a fala mostra que o individuo é mais do que uma “embalagem” bonita, mostra que tem conteúdo, e isso é o que as empregas buscam. É preciso atentar-se para que vícios de linguagem fiquem apenas no ambiente pessoal. Isso não significa que há necessidade de falar de forma rebuscada, com palavras difíceis, o vale aqui é a fala ser clara com as palavras sendo pronunciadas de forma correta. Ainda, o tom de voz também é imprescindível para transmitir confiança.

Ademais da apresentação pessoal e da comunicação, o marketing pessoal envolve ainda o relacionamento interpessoal que é a habilidade de lidar eficazmente com outras pessoas de forma adequada. Apesar de nos relacionarmos com outras pessoas o tempo todo, há cuidados que são necessários no ambiente profissional. E, entre esses cuidados estão a empatia e o humor. 

Afora, o marketing pessoal aborda também os “conteúdos” do indivíduo, ou seja, quais são seus conhecimentos, habilidades e atitudes, também conhecido como CHA no mundo da administração.  Esses conhecimentos, habilidades e atitudes vão sendo construídos no desenvolver da carreira, uma vez que, a aprendizagem deve ser permanente. Deste modo, o autoconhecimento é  imprescindível para que o indivíduo possa se auto aperfeiçoar e ficar mais atrativo para o mercado de trabalho.

Assim, o marketing pessoal abarca vários elementos e atitudes que são importantes para nossa vida pessoal, mas principalmente para nossa vida profissional. A forma como nos apresentamos à esse mundo revela quem nós somos e o que pensamos. Mostrar o que somos, nossas habilidades, conhecimentos e atitudes abre portas para novas oportunidades, e isso é imprescindível em nossa vida profissional.

Você já pensou em aperfeiçoar seu marketing pessoal? A UNIPAR EAD oferece o curso de graduação online e gratuito O Poder da Imagem Pessoal. Nele você aprenderá técnicas para tornar mais eficiente a sua comunicação e aprimorar a maneira como as pessoas o reconhecem, a partir da imagem profissional que você deseja transmitir.

Independentemente da sua área de graduação, investir em você mesmo é sempre uma das melhores maneiras de construir uma carreira sólida e repleta de grandes oportunidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *