O profissional e a Engenharia de Produção.

Compartilhe

O Engenheiro de Produção trabalha com melhorias e implantação de sistemas, gerando cada vez mais importância na evolução da sociedade. 

É responsável por planejar, projetar e gerenciar os recursos humanos e os materiais tecnológicos, financeiros e ambientais de uma empresa, ou seja, é o responsável por supervisionar e gerenciar a linha de produção de uma empresa.

É um profissional que deve aliar os conhecimentos técnicos e gerenciais visando otimizar o uso de recursos produtivos, reduzir os custo de produção, preocupar-se com o desempenho econômico da empresa, que seja ambientalmente sustentável e socialmente responsável, tudo isso associando conhecimentos de Engenharia, técnicas de Administração e fundamentos de Economia. 

Mas qual as principais características de um profissional de Engenharia de produção?

  • Ter afinidade com cálculos e lógicas

Para poder estruturar um processo complexo em uma empresa, é necessário uma grande afinidade com cálculos e com o raciocínio lógico, que irão axiliar na resolução de problemas de forma mais efetiva. 

  • Entender sobre tecnologia 

O Engenheiro de produção precisa saber utilizar a tecnologia a favor da profissão. O uso de softwares de desenho técnico e ferramentas de qualidade são essenciais para que possa simular algumas mudanças pretende aplicar nos projetos, ou para estruturação de processos de produção, otimizando o tempo de produção e, principalmente sem a necessidade de fazer com que a empresa precise parar, e consequentemente, perder dinheiro. 

  • Liderança e comunicação

É um profissional que saiba gerir uma equipe multidisciplinar, de forma que tenha flexibilidade para lidar com pessoas, esteja aberto à opiniões distintas e principalmente tenha capacidade de liderança. 

  • Aptidão para resolução de problemas

O profissional precisa ter habilidades para gerenciar problemas, apresentando sempre soluções diversificadas. Por isso, ter criatividade é essencial para o Engenheiro de produção. 

Você se encaixa nesse perfil? Após conhecer mais detalhes sobre este profissional é possível perceber que com importantes características o profissional pode se destacar no mercado da engenharia de produção.

Você já conhece os cursos EAD da Unipar? Além de Engenharia da Produção, são mais de 40 opções de graduação e 25 de pós-graduação, voltados para as mais diversas áreas do conhecimento. 

Veja como é cômodo estudar em casa com professores altamente qualificados e sem precisar comprometer o seu orçamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *