Conheça os principais benefícios de iniciar uma graduação EAD para a sua carreira

O que é mais valorizado pelo mercado de trabalho: um profissional com um currículo repleto de cursos ou alguém com ampla experiência prática? Não há uma resposta exata para essa pergunta, mas o equilíbrio entre as competências continua sendo a melhor aposta.

Por mais que a experiência tenha a sua parcela de importância, a graduação ainda funciona como uma espécie de filtro para que os candidatos possam ao menos concorrer às melhores vagas. A conclusão de um curso superior presume que o profissional passou por diversas etapas e adquiriu algumas habilidades que serão fundamentais na atuação do dia a dia.

Maiores possibilidades de aumentar o salário

De acordo com o relatório Education at a Glance, da OCDE, divulgado no início de 2019, um brasileiro com Ensino Superior ganha em média até 140% mais do que alguém que só concluiu o Ensino Médio. No caso da pós-graduação, o valor médio do salário pode ser até 350% do que o de alguém que não concluiu um curso de graduação.

Portanto, ainda que algumas vagas valorizem profissionais que tenham experiência prática, o fato é que um curso de graduação no currículo é conspirado o ponto de partida para que você possa ter acesso às melhores oportunidades. Profissionais que se destacam no mercado sem um curso superior são exceção, e não a regra.

Flexibilidade para conciliar trabalho e estudos

Muitas pessoas que concluem o Ensino Médio precisam começar a trabalhar imediatamente para contribuir com a renda familiar. Por essa razão, muitos adiam o sonho de entrar em uma universidade em razão da falta de tempo e da impossibilidade de conciliar os estudos, geralmente no período da noite, com um trabalho em tempo integral.

Os cursos a distância resolvem de uma vez por todas esse problema. A metodologia EAD é pensada para garantir flexibilidade nos estudos, permitindo que você possa acessar os conteúdos a distância, via smartphone ou celular, quando bem entender. É possível, por exemplo, concentrar os estudos nos finais de semana ou nas horas livres.

Graduação é um investimento para sempre

Há certos tipos de investimento que fazemos que ninguém é capaz de nos tirar. Um curso de graduação concluído é um diploma que você levará para sempre em seu currículo, ainda que queira mudar de área depois.

O simples fato de concluir um curso superior abre as portas também para a participação em concursos públicos. Muitos dos concursos requerem que o candidato seja formado em qualquer área para ter acesso a cargos com salário mais alto. Portanto, essa pode ser uma oportunidade interessante de buscar salários mais altos em órgãos públicos.

Soft skills: habilidades que só a universidade proporciona

Aquele que passa por um curso superior adquire habilidades que serão úteis futuramente no mercado de trabalho — e os empregadores sabem disso. Fazer trabalhos acadêmicos, cumprir prazos, se relacionar com outros colegas, respeitar hierarquias e pesquisar por conta própria são habilidades que aprendemos no dia a dia da faculdade.

Além disso, os cursos de graduação EAD proporcionam ainda outras habilidades, como disciplina, organização e proatividade. Todas essas características são bastante valorizadas no mercado de trabalho e podem colocá-lo em vantagem na disputa por cargos gerenciais ou de coordenação.

Ampliação do networking

Além da qualificação, outro ponto decisivo que auxilia os candidatos a encontrarem boas oportunidades no mercado de trabalho é o networking. Profissionais bem relacionados têm maiores chances de terem acesso primeiro a vagas mais qualificadas, e não há lugar melhor do que a universidade para ampliar seu círculo de amizades.

Seja a partir do contato com seus colegas de turma, com professores ou mesmo com palestrantes nas muitas atividades extracurriculares que são disponibilizadas, o fato é que o período acadêmico agrega muito ao seu currículo em termos de contatos profissionais. Portanto, aproveite essa etapa para formar a sua base de contatos.

Conheça os cursos de graduação EAD que a Unipar oferece. São mais de 40 opções, em diversas áreas do conhecimento, disponível para alunos de todo o país. Invista no seu futuro profissional escolhendo uma instituição de ensino com a nota máxima na avaliação do MEC.