Cursos para investir na segunda graduação e ser bem-sucedido

Imagine ter em seu currículo dois cursos de graduação complementares e ampliar ainda mais as suas oportunidades no mercado de trabalho. Esse é um caminho que vem sendo trilhado por um número cada vez maior de profissionais.

As vantagens de ter no currículo dois cursos de graduação que se complementam são inúmeras. Esse conceito se aplica não apenas a profissionais que buscam especialização, mas também para aqueles que estão pensando em mudar de área depois de um certo tempo.

Há opções para todos os gostos e entender como escolher uma segunda graduação pode abrir novos horizontes para você na vida profissional.

Aperfeiçoando o currículo em áreas complementares

Tome como exemplo um profissional formado em Administração. Ainda que ele tenha conhecimentos sólidos na área de finanças, a possibilidade de assinar balanços contábeis só se aplica àqueles formados em Ciências Contábeis. Portanto, quando um bacharel em Administração opta por fazer Ciências Contábeis para bacharéis em Administração (segunda graduação) estará se tornando um profissional ainda mais completo.

Essa lógica se aplica ainda no caminho inverso — formados em Ciências Contábeis que queiram cursar Administração — e também em outras áreas, como as licenciaturas. Um professor de História pode fazer uma segunda graduação para poder dar aula de Letras ou Filosofia, por exemplo, ampliando possibilidades de trabalho.

Menos tempo para conclusão do curso

O que talvez você não saiba é que não é preciso passar mais quatro anos se dedicando a um novo curso superior quando estamos falando de segunda graduação em uma área correlata. No caso da relação entre Administração e Ciências Contábeis, por exemplo, ambos os cursos têm um tronco comum em boa parte das disciplinas.

Em outras palavras, se você já é formado em Ciências Contábeis poderá solicitar equivalência de disciplinas já cursadas, reduzindo assim a carga horária. Na prática, isso significa poder concluir uma nova graduação em até um ano e meio. Ou seja, no tempo em que você poderia fazer uma pós-graduação você pode optar também por um novo curso superior.

Possibilidade de dar aulas

Alguns cursos com formação do tipo bacharelado, como Administração ou Ciências Contábeis, não habilitam o graduado a dar aulas. Para isso, o ideal é recorrer a um curso de formação pedagógica em uma área específica, adicionando essa possibilidade ao currículo

Essa titulação permite dar aulas nos Ensinos Médio e Fundamental, inclusive na rede pública mediante concurso, quando o edital assim permitir. Portanto, se você quer um conhecimento complementar à sua área que o habilite a dar aulas, as linhas de formação pedagógica podem ser boas escolhas.

Busque salários mais altos

Um levantamento realizado pelo PNAD/IBGE em 2017 mostrou que 11% dos trabalhadores que concluíram uma graduação ainda recebem um salário mínimo por mês. Além disso, 35% dos trabalhadores com curso superior não recebem mais do que o piso salarial da profissão em questão.

Uma segunda graduação pode ser encarada como uma oportunidade de buscar salários mais altos ou, até mesmo, mudar completamente de área. Afinal, dar uma guinada na vida e mudar completamente de ares hoje é muito mais acessível graças ao ensino superior EAD do que já foi no passado. Profissionais que buscam a satisfação pessoal, independentemente da área de atuação, são mais felizes e têm melhores chances de crescer na carreira.

…..

Que tal ampliar os horizontes da sua profissão adicionando mais um curso superior no seu currículo? Na Unipar EAD estão disponíveis diversos cursos em regime de segunda graduação. Entre eles, destacamos: Administração para Bacharéis em Ciências Contábeis, Ciências Contábeis para Bacharéis em Administração, Ciências Contábeis para Bacharéis em Direito, Filosofia, Formação Pedagógica em Filosofia, Formação Pedagógica em História, Formação Pedagógica em Letras e Pedagogia.