5 dicas para te ajudar a escolher um curso superior

O último ano do Ensino Médio marca um período de transformação na vida dos estudantes. Esse é o momento em que eles concluem a grade curricular comum e têm a oportunidade de escolher um curso superior, uma área na qual orientarão os estudos para atuar profissionalmente no futuro.

Se por um lado algumas pessoas têm uma ideia clara de qual carreira pretende seguir, outras têm muitas dúvidas: afinal, há dezenas de possibilidades. Para se ter uma ideia, somente a UNIPAR EAD oferece um total de 40 cursos de graduação, nas áreas de Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Educação, Engenharia, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Como escolher um curso superior que seja adequado ao seu perfil? Responder a essa pergunta não é uma tarefa simples, mas algumas das dicas que listamos abaixo podem ser úteis para guiá-lo nesta jornada em busca da graduação.

1. Faça um teste vocacional

O primeiro passo para descobrir a sua vocação profissional é refletir e realizar testes que possam indicar em quais áreas você tem mais aptidão. Ao conhecer melhor seus interesses, torna-se possível selecionar quais profissões e carreiras tem mais relações com os assuntos que você gosta. Essa escolha não deve ser feita apenas em função da remuneração, pois essa é variável muito relativa.

Antes de tudo, é preciso se lembrar que o bom profissional não é aquele que estuda apenas durante a graduação, mas sim aquele que se mantém atualizado depois da conclusão do curso, seja fazendo cursos de extensão ou especializações. A UNIPAR EAD oferece gratuitamente um teste vocacional que pode ajudá-lo a descobrir quais são as áreas nas quais você tem mais chances de ser bem-sucedido.

2. Compreenda como é a rotina do curso escolhido

Depois de reunir uma lista com algumas possibilidades de cursos, aprofunde os seus conhecimentos para saber como é o dia a dia da graduação. Alguns cursos, como Administração, demandam menos investimento financeiro e de tempo do que áreas como Engenharia ou Medicina, por exemplo.

Aqueles que precisam conciliar os estudos com o trabalho devem compreender qual é o impacto da rotina de estudos no dia a dia. Cursos que demandem estudo em tempo integral, por exemplo, são mais puxados para alunos que precisam trabalhar durante a graduação. Para este público a modalidade EAD se torna imprescindível: você estuda onde e quando quiser, aliando o trabalho e a vida familiar com a dedicação dos estudos.

3. Estude o mercado e converse com profissionais da área

Outro bom caminho para seguir na hora de escolher uma profissão é conversar com profissionais que já atuam na área. Eles podem passar uma visão mais realista de como é o mercado de trabalho e a rotina de atividades. Muitas vezes, temos uma visão limitada das possibilidades de atuação de uma profissão, e nem sequer consideramos algumas alternativas.

Procure se informar com pessoas bem-sucedidas em suas áreas e tente compreender por que elas gostam daquilo que fazem. Ao compreender quais são os desafios de uma profissão e as oportunidades que ela oferece fica mais fácil alinhar as suas expectativas com a realidade que você encontrará depois de graduado.

4. Pesquise a instituição de ensino superior: qualidade faz a diferença

Não se engane acreditando que os cursos superiores são todos iguais. A qualidade de ensino e a infraestrutura oferecida pela universidade têm impacto direto na formação do aluno. Verifique se o curso em questão é aprovado pelo MEC e observe ainda quais são os indicadores de qualidade – os cursos superiores recebem notas de 1 a 5.

Confira ainda qual é a qualificação do corpo docente. Professores mestres e doutores e com relevância no mercado são capazes de abrir portas para bons alunos. Por último, mas não menos importante, analise e compare a grade curricular entre os cursos e verifique quais são as atividades extracurriculares disponíveis. Você verá que faz toda a diferença recorrer a instituições que já estão consolidadas no mercado.

5. Tenha paixão pelo que faz

Você se lembra que na primeira dica mencionamos que a remuneração não é o fator mais importante na hora de escolher um curso superior, certo? Ampliando esse pensamento, o ideal é que você leve em consideração aquilo que faz com que você se sinta feliz e realizado na hora de escolher o seu curso.

Um estudante que não gosta de matemática, por exemplo, dificilmente se sentirá à vontade para fazer um curso de Ciências Contábeis. Por outro lado, aqueles que gostam de ler e escrever bastante poderão se sair melhor em áreas como Letras, História ou Filosofia. O importante é que a atividade escolhida faça com que você acorde pela manhã animado, e com vontade de crescer e evoluir.

…..

Você conhece as opções de cursos de graduação disponíveis na Unipar EAD? No total, a instituição oferece 40 cursos superiores, além de 25 cursos de Pós-Graduação que podem ser cursados online. O diploma é certificado pelo MEC e tem o mesmo valor de um curso presencial. Consulte-nos e descubra como podemos ajudá-lo a iniciar essa nova jornada na sua vida.