Use a tecnologia a seu favor: 5 aplicativos para fazer videochamadas e se manter conectado

A pandemia de coronavírus mexeu completamente com o nosso cotidiano. As regras de distanciamento social fizeram com que instituições de ensino suspendessem as aulas presenciais e muitas empresas adotassem a modalidade de home office para os funcionários.

Porém, mesmo a distância, isso não significa que tenhamos que perder contato com professores, amigos e familiares. Felizmente temos a tecnologia a nosso favor e além de poder cursar uma graduação online podemos também recorrer a aplicativos para videochamadas para conversar com pessoas em qualquer parte do mundo.

Você sabe quais são os melhores aplicativos para realizar videoconferências? Nesse artigo, listamos os cinco mais utilizados no momento e apontamos os pontos positivos e negativos de cada um deles. Teste e escolha qual se adapta melhor às suas necessidades.

1. Zoom

A pandemia de coronavírus ajudou a popularizar o serviço Zoom, que até então era um desconhecido para a maioria dos brasileiros. Disponível no PC e para smartphones Android e iOS, o serviço pode ser utilizado gratuitamente com algumas restrições. As salas de conferência suportam até 100 pessoas simultâneas, mas as chamadas não podem ter mais do que 40 minutos.

Sempre que você for criar uma sala de conferência precisará fazer login com usuário e senha. Porém, seus convidados não precisam ter uma conta no serviço. Por meio de um link com senha eles podem acessar a transmissão e conversar com você sem maiores complicações. Na versão paga o serviço oferece alguns benefícios complementares.

Conheça o serviço Zoom

2. WhatsApp

O WhatsApp praticamente dispensa apresentações. O mensageiro é o aplicativo mais utilizado pelos usuários brasileiros e estima-se que mais de 77 milhões de pessoas tenham essa ferramenta instalada em seus celulares. O que você talvez não saiba é que o app também é um poderoso recurso para realizar videoconferências.

Graças a uma atualização recente, a plataforma passou a suportar chamadas com até 8 participantes simultâneos (até então, somente 4 pessoas por vez podiam conversar). Para ativar esse recurso basta criar um grupo com os usuários e iniciar um videochamada com um deles. Depois, vá adicionando os demais. O ponto negativo é que essa função só funciona nos celulares, não estando disponível no WhatsApp Web.

Conheça o serviço WhatsApp

3. Facebook Messenger

O Facebook é outro serviço que dispensa apresentações. Com mais de dois bilhões de usuários em todo o planeta, a rede social é hoje uma das principais formas de comunicação online. Em seu app específico, o Facebook Messenger, também é possível realizar videoconferências. O limite de usuários é alto: até 50 pessoas simultâneas.

Outra boa notícia é que, além de funcionar nos smartphones, ele também pode ser acessado pelo PC, se você tiver uma câmera instalada no seu computador. Pesa contra o serviço o fato de ele estar vinculado à sua conta pessoal na plataforma. Especialmente para uso comercial, muitas pessoas não gostam de expor sua privacidade para desconhecidos.

Conheça o Facebook Messenger

4. Google Meet

Quando se fala em videoconferência, o serviço do Google é o primeiro nome que vem à cabeça de muita gente. Conhecido anteriormente como Google Hangouts, o Google Meet é outra ótima alternativa para conversar com seus contatos. Sua principal vantagem é o fato de estar completamente integrado aos serviços do Google, como Gmail, Calendário e Agenda.

Durante a pandemia ou até o dia 30 de setembro a plataforma está disponibilizando um recurso extra para todos os usuários: possibilidade de fazer reuniões com até 100 participantes durante uma hora. Aqueles que optarem por pacotes premium podem retirar o limite de tempo, podendo falar livremente por quanto tempo quiserem.

Conheça o Google Meet

5. Instagram

Muito provavelmente você conhece a rede social Instagram, mas você sabia que é possível utilizá-la também para realizar videoconferências? O recurso é um pouco mais limitado se comparado aos demais, mas pode ser uma alternativa prática pelo fato de muitas pessoas já terem o aplicativo instalado no celular.

As videochamadas no Instagram podem reunir até seis pessoas (sendo você e mais cinco participantes). O recurso está disponível apenas para smartphones Android e iOS. Para acessá-lo, toque no ícone de mensagem direta para conversar com alguém e, em seguida, toque no ícone de câmera. Depois, selecione as pessoas com as quais deseja conversar e inicie a chamada em vídeo.

Conheça o Instagram

Qual dessas ferramentas você está usando para se manter conectado com seus amigos e familiares durante a pandemia? Alunos de cursos de graduação a distância da Unipar EAD seguem com as suas aulas normalmente, graças à possibilidade de estudar em casa. Você já considerou migrar para essa modalidade de ensino?