5 dicas de gerenciamento de tempo que vão te ajudar a estudar a distância

Estudar a distância é uma questão de hábito. Em 2020, especialmente por conta da pandemia de coronavírus, muitas pessoas estão tendo as primeiras oportunidades de assistir às aulas e estudar em casa – e é natural que muitas dúvidas surjam.

Embora a modalidade EAD tenha crescido consideravelmente no Brasil nos últimos anos, ainda assim a residência é vista por muitos como um ambiente repleto de distrações. A TV está acessível, os familiares estão por perto e parece haver muitos outros atrativos que nos tiram a concentração a todo instante.

Por essa razão, gerenciar o tempo se torna ainda mais importante quando se trata de estudar em casa. Neste artigo, listamos cinco dicas de gerenciamento de tempo que podem ser úteis para quem está estudando em casa neste período.

1. Estabeleça metas diárias

Assim como um professor prepara a sua aula antes de começar uma disciplina, o aluno de EAD também deve preparar o seu dia antes de começar a estudar. Saber que horas começar e que horas terminar, por exemplo, é fundamental para que você possa se concentrar durante um determinado período. Trace metas realistas.

Se você pretende estudar quatro horas por dia, determine um horário e um local fixos para fazer isso. A cada uma hora, faça pequenos intervalos de dez minutos e, se possível, mude o tipo de atividade a cada uma hora. Por exemplo, depois de assistir às aulas, dedique um tempo para a leitura e para os exercícios antes de assistir a outra aula novamente.

2. Se livre das distrações

Quando se trata de estudar em casa a atenção deve ser redobrada. Evite ligar a TV para assistir o que quer que seja durante os estudos. Além disso, desligue as notificações do celular para não ser incomodado enquanto assiste às aulas. Quanto mais você conseguir se concentrar nos estudos, melhor será o seu rendimento.

Você deve encarar o momento de estudo em casa como se estivesse em uma sala de aula. Você não estaria de fone de ouvido, com a TV ligada e conversando no celular se estivesse em uma classe com mais alunos, não é mesmo? Portanto, siga a mesma linha de raciocínio e evite fazer qualquer coisa que não tenha relação com a disciplina.

3. Intercale as atividades

Se você se programou para estudar durante quatro horas, é bem provável que não consiga se manter concentrado por todo esse período se realizar apenas um tipo de atividade. Por exemplo, ler por 4 horas seguidas, sem pausas, fará com que você se torne improdutivo a partir da primeira hora de estudo.

Por essa razão, o ideal é intercalar as atividades. Depois de ler por uma hora, faça uma pausa e dedique a hora seguinte para fazer exercícios ou assistir a vídeos. A simples mudança de atividade terá um impacto revigorante na sua retomada dos estudos e você se sentirá menos cansado.

4. Não deixe provas e trabalhos para a última hora

Planejamento é fundamental para quem deseja estudar a distância. Além de saber exatamente quais atividades você fará naquele dia, é importante ter ainda um cronograma semanal ou mensal que indique todas as tarefas que precisam ser realizadas, incluindo datas limite de entrega de trabalhos e provas.

Não deixe nada para a última hora. Imprevistos podem acontecer, como problemas na conexão com a internet ou impossibilidade de ir até o campus. Por isso, seja precavido e se antecipe a eventuais problemas. De maneira organizada, você terá mais tempo para estudar e obter boas notas.

5. Seja proativo

Diferentemente do que acontece nas aulas presenciais, em que há um professor realizando chamada em todas as aulas, no EAD é a sua proatividade que está sendo avaliada. Nada impede, por exemplo, que você assista a duas aulas em um dia e folgue no dia seguinte, porém esse não é o cenário ideal.

O seu comprometimento é parte fundamental do sucesso quando se trata de EAD. Portanto, parta do princípio que o sucesso dependerá muito mais do seu esforço do que qualquer outra coisa. Além das videoaulas, leia a bibliografia indicada pelos professores e tire suas dúvidas com eles sempre que possível.

…..

Quais são as estratégias que você utiliza para se concentrar nos estudos quando está estudando em casa? Participe deixando a sua dica nos comentários.