Como criar um ambiente para estudar em casa?

Embora a educação a distância seja hoje uma realidade para muitos estudantes, a pandemia de coronavírus fez com que diversas pessoas experimentassem pela primeira vez o estudo a distância como uma forma não interromper as aulas nesse momento.

Estudar em casa não é necessariamente uma tarefa simples para quem não está acostumado. As muitas distrações que o conforto do lar oferece podem ser um empecilho para aqueles que têm mais dificuldades em se concentrar. Além disso, se não houver horários definidos e apoio dos familiares se torna ainda mais complicado dar conta de tudo.

Neste artigo, listamos cinco dicas essenciais para você criar o ambiente perfeito para estudar em casa e aproveitar os dias de quarentena sem deixar o aprendizado de lado.

1. Tenha um espaço dedicado para os estudos

Por “estudar em casa”, muita gente subentende que é possível estudar em qualquer lugar. De fato, nada impede que você se deite na cama para ler um livro ou utilize a mesa da cozinha para fazer algumas lições. Contudo, esse cenário não é o ideal. A recomendação é criar um ambiente propício para os estudos.

Se você puder separar um cômodo apenas para isso, melhor. Se não for possível, ter uma boa mesa e uma cadeira confortável em um ambiente bem iluminado, arejado e silencioso já é suficiente. Um espaço apropriado faz com que você se sinta mais à vontade, seja para ler os materiais ou assistir às videoaulas.

2. Crie o hábito de estudar sempre no mesmo horário

Estudar em casa é uma opção muito mais flexível do que frequentar aulas presenciais. Porém, para que os resultados sejam ainda melhores, é importante que você se organize: criar uma rotina de estudos e estabelecer um período definido são medidas que tornam o aprendizado mais produtivo.

No início da semana, estabeleça um cronograma com as matérias e os conteúdos que você pretende estudar. Defina horários, separe os materiais e cumpra as metas que você mesmo definiu. Lembre-se de criar metas realistas e que contemplem intervalos a cada uma ou duas horas de estudo.

3. Conte com o apoio dos familiares

Para quem não mora sozinho, é importante conversar com os familiares para que eles tenham compreensão de como funcionará a sua rotina de estudos em casa. Não é porque você está ali o tempo todo que estará “disponível” para conversar o tempo inteiro. Informe a todos quais são os horários em que você não gostaria de ser incomodado.

Evite cair na tentação de ligar a TV ou de parar alguns minutos na sala para ficar conversando. Essas ações podem distraí-lo por completo e por mais que você passe duas horas na frente dos materiais certamente não conseguirá absorver boa parte do conteúdo. Para todos os efeitos, faça de conta que você está em uma sala de aula.

4. Elimine as distrações

Já mencionamos que estudar com a TV ligada não é uma boa ideia. A regra vale também para as redes sociais e o seu smartphone. Enquanto estiver assistindo às aulas ou lendo, desligue o celular para não ser incomodado. Se possível, bloqueie também serviços como Facebook ou Twitter.

A ideia é que durante os estudos a sua atenção seja dedicada totalmente ao que você está fazendo. Estabeleça períodos específicos de descanso entre uma matéria e outra. Por exemplo, a cada 50 minutos de estudo, faça uma pausa de 10 minutos, levante-se e movimente-se pela casa. Depois, retorne e mantenha o foco por mais um período.

5. Seja organizado

Todo e qualquer elemento que possa servir como distração deve sair da sua frente. Sobre a mesa, mantenha apenas os materiais que serão necessários para o estudo naquele momento, como computador, papel e caneta ou um livro. Mantenha os demais itens guardados em seus respectivos lugares.

Ao terminar de estudar, arrume a mesa e deixa-a pronta para o dia seguinte. Ter que arrumar a mesa de estudos antes de começar é um fator de desestímulo e que faz com que muitas pessoas posterguem o início. A organização do ambiente é fundamental para que você tenha os melhores resultados.

Quais são as estratégias que você utiliza na hora de estudar em casa? Compartilhe conosco nos comentários as suas dicas para ser um estudante produtivo na educação a distância.