Entenda por que a motivação é essencial para estudar a distância

Compartilhe

Cursos de graduação ou pós-graduação a distância podem parecer a solução perfeita para quem tem uma rotina agitada, no entanto, nem tudo é o que parece: os estudantes que assistem a esse tipo de aula enfrentam algumas dificuldades que podem fazer com que eles desistam.

Uma das principais dificuldades enfrentadas por alunos a distância é a de se manter motivado. Com a falta de um professor cobrando pessoalmente a entrega de trabalhos e atividades, fica mais fácil esquecer-se dos prazos de entrega, conteúdos e informações e, conforme o tempo passa, a procrastinação pode acabar virando um hábito. Uma boa dica para que isso não aconteça é fazer um calendário com as datas de envio de cada atividade, programando-se com antecedência para realizá-las.

Outra dica importante é estabelecer um horário padrão para assistir as aulas. Pode ser quando você voltar do trabalho, pela manhã… Enfim, escolha o que melhor se adapta a sua rotina. Determine também uma quantidade de horas para dar continuidade aos seus estudos, fazer pesquisas e possíveis trabalhos. Planejar é fundamental para a organização.

Não se esqueça de que embora você não esteja cara a cara com o seu professor, ele está disponível para o esclarecimento de possíveis dúvidas que você venha a ter e disposto a ajudá-lo no que for preciso. Para isso, basta entrar em contato com os tutores presenciais para sanar qualquer tipo de dúvida que possa surgir durante seu aprendizado. Ver aulas a distancia é bastante diferente de frequentar uma faculdade, mas o intuito é o mesmo: obter o diploma de graduação ou pós. Optar por graduar-se a distância é uma escolha que exigirá bastante esforço e responsabilidade da sua parte, portanto, leve as aulas a sério e aproveite-as ao máximo. Se em algum momento você pensar em desistir, foque no resultado futuro. Seu currículo agradecerá.

7 comentários

  1. Estamos muito acostumados com o regime de aulas presenciais. Colocaram em nossa cabeça que precisamos de estar presentes em uma sala de aula física com um professor nos orientando. Para estudar no regime EAD é preciso muito foco e determinação. Acredito muito que aulas a distância nos estimula a sermos autodidata. Ter um professor nos orientando é sempre bom, mas temos que quebrar esse paradígmica.

  2. EAD é uma ótima solução para inclusão de muitas pessoas ao ensino superior. Para quem precisa trabalhar e o trabalho não determinar horários fixos essa é uma ótima oportunidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *