10 alimentos para turbinar o cérebro que ajudam na concentração e memória

Que uma boa alimentação é um dos pilares para uma vida saudável, certamente você já sabe. O que muitas vezes não nos damos conta é que o tipo de alimento que ingerimos pode ser mais ou menos benéfico para o tipo de atividade que realizamos.

Para os estudantes, recorrer a alimentos para turbinar o cérebro pode representar maior poder de concentração e melhorias na memória. Em outras palavras, priorizar uma alimentação adequada impacta diretamente nos resultados que você obtém nas avaliações.

As necessidades alimentares variam de organismo para organismo e antes de iniciar qualquer tipo de dieta nós recomendamos que você procure um profissional de nutrição. No entanto, alguns alimentos são amplamente reconhecidos pelos benefícios que podem trazer a certas áreas do organismo. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles?

Brócolis e folhas verdes

Os vegetais com folhagem verde escura, como a couve, o espinafre e a rúcula, são considerados alimentos importantes para o cérebro. Os brócolis são uma fonte rica de vitamina K que, de acordo com estudos, podem ajudar pessoas com Alzheimer a reter mais informações e a melhorar a expressão verbal. As folhas verdes contêm ainda luteína, que em altas quantidades no sangue está relacionada à codificação e à recuperação da memória.

Mirtilo

Também conhecidos como blueberries, os mirtilos são considerados um alimento poderoso para o cérebro por suas características antioxidantes e anti-inflamatórias. Há estudos que relacionam o consumo do alimento com um aumento nas funções cerebrais. O segredo está nos pigmentos de antocinas, que podem ajudar a reduzir as inflamações ajudando o cérebro a funcionar de forma mais eficiente.

Café

O café é um velho conhecido dos estudantes, especialmente em razão da cafeína, uma substância que deixa o cérebro em estado de alerta. Porém, os benefícios da bebida não se resumem a isso. Ela conta também com elementos neuroprotetores, que podem manter o cérebro mais saudável. Porém, não convém exagerar: uma xícara grande de café pela manhã é suficiente para o dia todo.

Nozes

Consumir uma pequena quantidade de nozes diariamente é suficiente para retardar os efeitos do envelhecimento sobre o cérebro. Essas sementes são ricas em vitamina E, em ômega-3 e antioxidantes. Aliás, guarde esse nome: ômega-3. Essa substância favorece a comunicação entre os neurônios e alimentos ricos nesse quesito, como os peixes de água salgada e as sementes chia e linhaça, são muito indicados.

Ovos

Rico em antioxidantes, como o triptofano e a tirosina, os ovos previnem o aparecimento de certos tipos de câncer, combatem a anemia e mantêm a saúde dos ossos. Outra substância presente na gema dos ovos é uma vitamina do complexo B chamada colina, que ajuda na neurotransmissão, fazendo com que o sistema nervoso se comunique melhor com outros órgãos.

Sugestão de cardápio para estudantes

Além do café da manhã, do almoço e do jantar, seu cardápio deve privilegiar ainda outras três refeições ao longo do dia. Lanches mais leves e saudáveis entre o café da manhã e o almoço, entre o almoço e o jantar e após o jantar são importantes para que possamos nos manter sempre alertas.

No almoço, não deixe de lado o arroz, o feijão, um tipo de carne e consuma saladas à vontade. Se você já tomou um bom café da manhã e fez uma refeição mais leve depois disso, nesse horário não terá tanta fome. Lembre-se que não se deve comer em excesso para não ficar com preguiça e indisposição nas atividades vespertinas.

Já no jantar, opte por uma refeição um pouco mais leve: arroz e uma carne, vegetais, sopa e, eventualmente, massas são boas pedidas. Evite o feijão nesse horário, pois é um alimento mais pesado. Pegue leve também no consumo de massas, um pedaço pequeno é suficiente.

É muito interessante conhecer o poder que os alimentos têm para suprirem nossas necessidades diárias, de acordo com o tipo de atividades que realizamos. Na UNIPAR EAD você pode se aprofundar ainda mais nesse assunto com o curso de graduação em Gastronomia. Não deixe de conferir mais detalhes sobre ele.