Conheça os alimentos amigos da concentração e da memória

Compartilhe

Algumas mudanças em nosso cardápio podem ajudar nosso cérebro a se manter mais concentrado e até diminuir o envelhecimento cerebral, melhorando a nossa memória. Uma alimentação adequada, rica em antioxidantes também faz parte das ações para prevenir as chamadas doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson, fatalmente relacionadas à produção de radicais livres pelo nosso organismo.

Outro ponto muito importante é não pular refeições, principalmente o café da manhã. Isso pode comprometer o desempenho cerebral por falta de glicose e levar à fadiga mental. O ideal é fazermos cinco refeições por dia, com um intervalo de três horas para cada uma, sem pular nenhuma refeição.

Confira a seguir alguns nutrientes que são benéficos ao seu cérebro e em quais alimentos eles estão mais presentes:

Glicose – A glicose é o principal combustível para o funcionamento dos neurônios cerebrais. A falta dela em nosso organismo, conhecida como hipoglicemia, pode comprometer nosso raciocínio, atenção e concentração. A principal fonte desse monossacarídeo está nos cereais integrais, nos legumes e frutas.

Zinco – O zinco desempenha função regulatória no organismo, atuando na atividade neuronal, na memória e na concentração, além de possuir ação anti-inflamatória. Você pode encontrar zinco em carnes vermelhas, ovos, laticínios e fígado.

Selênio – Pessoas com baixos níveis de selênio podem sofrer distúrbios na atividade dos neurotransmissores – substâncias produzidas pelo neurônio que tem como função levar informações de uma célula a outra -, podendo até sofrer alterações de humor. Boas fontes de selênio são grãos, alho, castanha-do-pará, nozes e abacate.

Ferro – A principal função do ferro no nosso organismo é ajudar a carregar o oxigênio para os tecidos, inclusive para o cérebro. Quando os níveis de ferro diminuem, o nosso organismo fica com pouco oxigênio disponível, resultando em fadiga, perda de memória e concentração e atenção reduzidas. As fontes de ferro podem ser separadas em animais e vegetais, sendo que as animais são melhores absorvidas pelo organismo. Dentre as fontes animais estão as carnes vermelhas, principalmente fígado de qualquer animal. Nos alimentos de origem vegetal, destacam-se as folhas na cor verde-escura, como o agrião e a couve, e as leguminosas como feijões, grão-de-bico e lentilha.

Com uma alimentação balanceada, sem exageros, contendo os nutrientes acima listados, você tem a garantia de uma saúde em dia e um cérebro em pleno funcionamento. Tenha hábitos alimentares saudáveis para dispor de todo o seu potencial nos estudos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *