Quais são os novos modelos de negócio pós-pandemia?

Quais são os novos modelos de negócio pós-pandemia
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É fato que a pandemia da Covid-19 mudou totalmente o método como vivemos e consumimos. O “novo normal”, termo aplicado ao período pós-coronavírus, proporcionou grandes adaptações que impactaram diretamente o mercado. 

As medidas de isolamento promoveram a migração acelerada para as plataformas digitais, fazendo com que muitas pessoas, que anteriormente não possuíam experiência no setor online, aprendessem a usufruir da plataforma. Caso contrário, seu negócio correria risco de ir à falência devido à proibição da abertura de locais físicos.

Os modelos de negócio buscaram na criatividade uma forma de se reinventar durante a crise. Métodos que vão além da loja virtual, como delivery e Take Away deram uma luz no caminho da transformação digital. 

Para o gestor de recursos humanos, entender esse novo conceito e compreender como ele impactará na gestão e desenvolvimento do pessoal será determinante para o futuro. É o profissional de RH quem guiará a busca por colaboradores que disponham de habilidades compatíveis com a normalidade atual, fazendo com que a empresa retorne ao seu ápice.

O planejamento ao período da pós-pandemia deve ser realizado o quanto antes, mesmo ainda estando com ela presente em nossa rotina atual. Entenda o papel do profissional de recursos humanos em meio disso tudo e como será a implementação de novos modelos de negócio.

Estar em todos os lugares

Uma coisa fácil de se observar durante o passar dos meses em que estivemos sofrendo com a pandemia foi como lojas que já marcavam presença digital se tornaram gigantes online e outras que estavam começando a digitalização se tornaram populares.

Estar presente em todos os lugares passou a ser fundamental para a sustentabilidade do varejo, afinal estamos em um período em que as lojas poderão ser fechadas por vários dias seguidos. Além disso, há uma grande faixa de consumidores que evita comparecer presencialmente na loja com medo de contaminação. Todos esses cenários podem ser compensados pela loja virtual, quando existente.

A migração para o consumo digital já estava ocorrendo pré-covid e com a chegada do vírus cresceu exponencialmente. A população aderiu confiança nas transações online e a barreira entre o físico e virtual estão cada vez mais baixas. No futuro, a tendência é que o consumidor opte em grande maioria pelo digital devido a praticidade, mas que continue visitando lojas físicas para alguns produtos específicos. 

Pensando nesta realidade, o profissional de RH deverá preparar seus colaboradores ao modelo de atendimento híbrido e dinâmico, colocando o consumidor como ponto central do negócio. Além disso, deverá propor à companhia que disponibilize mais canais de atendimento, otimizando a imersão entre cliente e empresa, promovendo um contato inicial eficiente. 

Se preparar para ações de distanciamento 

Pensando na proteção contra a Covid-19, a população aderiu ações de distanciamento social e práticas de pouco contato visando evitar a contaminação. Essa opção visa a segurança e o conforto, se mantendo longe de aglomerações. A tendência é que a prática se mantenha pós-pandemia, se tornando algo natural.

Além disso, tal problema é algo presente no tempo atual, sendo necessária soluções rápidas que contornem a crise. Restaurantes já estão diminuindo sua capacidade de público para promover um melhor distanciamento entre clientes e setores de turismo estão colocando cota de passageiros em passeios, assim como outros empreendimentos estão buscando se adaptar à nova realidade.

Um ponto a ser observado e debatido com as medidas de distanciamento e de pouco contato é se o seu negócio funcionará com a presença destas ações. O trauma do momento em que vivemos mudará drasticamente a forma como é consumido produtos e serviços.

Pegando como exemplo uma tabacaria moderna. No período pré-pandemia, cigarros eletrônicos e narguilés eram compartilhados entre conhecidos sem nenhuma preocupação ou cuidado. Em tempos atuais, alternativas são necessárias para que esse negócio possa existir, como o aluguel de equipamentos e fumódromos individuais, por exemplo.  

Realize parcerias

O momento está complicado para todos, sendo assim uma parceria pode ajudar ambas as partes a se reerguer e dar a volta na crise. Criar unificações por meio de uma cadeia de contribuintes fará com que se crie laços que serão promissores não só na solução do problema atual, mas também como uma ajuda no futuro.

A união vai além do financeiro. A troca de conhecimentos pode apresentar uma nova visão às companhias, possibilitando encontrar soluções que antes não eram vistas. Também fortalecerá a credibilidade, uma dando suporte a outra no mercado. 

Essa ajuda pode ser entre qualquer tipo de empresa. Uma grande companhia pode criar parcerias com pequenos negócios ou uma empresa tradicional com alguma Startup, por exemplo.  O importante é que a parceria seja vantajosa para as duas companhias envolvidas.

O profissional de recursos humanos é quem irá buscar essas alternativas visando a retomada produtiva da empresa e seu crescimento no período pós-pandemia. É importante usufruir de ampla inovação e criatividade para se reinventar e ser um destaque mesmo em crise.

Se você se enxerga com esse perfil de profissional, conheça o curso de Gestão de Recursos Humanos da UNIPAR. Em pouco tempo você estará preparado para todas as mudanças do mercado pós-pandemia, se tornando um especialista e solucionador de problemas de gestão de empresas.

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