Orientação Profissional: Por que é importante conhecer o lado negativo das profissões?

A partir do momento que você passa a pensar na profissão que exercerá no futuro, é comum enxergarmos somente os pontos positivos e as possíveis conquistas como em filmes, séries e profissionais de referência do mercado. No entanto, avaliar os tópicos negativos da carreira que pretende exercer é fundamental para evitar frustrações futuras.

Se baseando apenas nos aspectos positivos, a tendência de se decepcionar com a parte negativa da profissão é alta. Tal perspectiva pode ocorrer logo no início da faculdade, enquanto há tempo de repensar sua escolha, ou até mesmo posteriormente a formação, fazendo com que se sinta um profissional frustrado.

Vamos pegar o exemplo de um médico cirurgião. Uma incrível profissão que salva inúmeras pessoas todos os dias, podendo realizar procedimentos únicos e se tornar uma referência na medicina. Vendo somente estes pontos positivos, a profissão parece ser aquilo que todos sonharam exercer.

Agora analisando por outro ângulo, lembrando que os pontos positivos e negativos podem variar conforme a pessoa. Turnos de 24 horas seguidas, cirurgias longas de mais da metade do dia fazendo com que se alimente mal e passe o dia inteiro de pé, rotinas sem padronização devido a emergências, alto nível de pressão pois um erro pode ser fatal, entre outros motivos.

Pegando todos os pontos, uma pessoa que adorou os pontos positivos de ser um médico cirurgião, mas não consegue agir em momentos de pressão, não conseguiria ser um profissional qualificado para a área, se frustrando logo no início de carreira, por exemplo.

Entretanto, tal análise possibilitaria que a pessoa procurasse outro campo da medicina, com menor pressão psicológica e que ajudasse as pessoas do mesmo modo, assim se tornando um profissional realizado com sua escolha.

Uma dica para levantar os tópicos positivos e negativos das possíveis profissões é conversar com profissionais de início e média carreira, procurar materiais na internet sobre o assunto e até mesmo ir em feiras de profissões. Anote todos os pontos que colheu durante a pesquisa e analise se as partes negativas influenciarão ou não na sua trajetória de sucesso na carreira.

A colheita destas informações vão te ajudar a decidir seu futuro, principalmente na hora da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e dos vestibulares da UNIPAR. A pesquisa também irá auxiliar na realização de um filtro de funções dentro de um grupo de possíveis profissões, fazendo com que a escolha do seu futuro seja feita com uma maior precisão.

Tendo como exemplo alguém que ama matemática, mas está em dúvidas do que seguir. Verificando os prós e contras de algumas profissões, o aluno poderá verificar se a melhor profissão para ti seria bacharel em matemática, ciências contábeis ou engenharia, por exemplo.

Este tipo de pesquisa também é ideal para profissionais que buscam uma recolocação profissional. É comum que em algumas áreas o profissional se sinta estagnado devido a falta de oportunidade de crescimento. A pesquisa auxiliará a determinar a sua migração a uma área próxima da que exerce ou até mesmo alguma profissão distinta, possibilitando que ele alcance sua realização profissional.

Agora que você já sabe o porquê é importante conhecer o lado negativo das profissões, veja a seguir os benefícios de fazer uma escolha certa para o futuro.

Crescimento pessoal

É comum que conforme você goste de fazer algo, irá querer fazer cada vez mais, não sendo diferente quando se trata de carreira profissional. Sentir que você está na profissão certa, estando confortável com o que faz sem decepções é um grande motivador para crescer dentro da área escolhida.

O profissional, quando faz o que gosta, busca sempre estar antenado às novidades da área no mercado, estudando e se aperfeiçoando para entregar o melhor. Por outro lado, alguém insatisfeito com suas escolhas se conformará com sua posição atual, estagnando seu conhecimento e levando o trabalho como uma obrigação.

Confiança para novos desafios

Ter certeza do que quer fazer e saber o que está realizando são grandes motivadores no desenvolvimento de sua confiança. Ser apaixonado pela sua profissão fará com que você se aperfeiçoe a ela e sempre esteja preparado para novos desafios, entrando de cabeça na inovação e criatividade.

Tal motivação tende a melhorar a segurança que o profissional passa por meio de suas ações. Por ter essa dedicação, fará o trabalho com maior cautela e menor chance de erros, se tornando uma referência a ser seguida dentro da empresa.

Satisfação profissional

Esse é um tópico que influencia não só no ambiente de trabalho, mas na vida como um todo. Estar trabalhando em algo que não gosta de fazer é um determinante quando se trata de frustração pessoal.

Além disso, uma má escolha da profissão fará com que você acabe vivendo mais estressado e desapontado. Esse desapontamento é comum principalmente quando se escolhe a profissão visando o benefício financeiro acima do prazer de trabalhar naquela função.

……

Após ver como uma boa escolha profissional fará com que seu futuro não seja frustrante, se inscreva no vestibular da UNIPAR e comece sua trajetória de sucesso hoje mesmo!