A orientação profissional pode mostrar o caminho certo da sua profissão!

Compartilhe

Escolher qual trajetória profissional seguir pode ser um desafio para quem está planejando ingressar na universidade. 

Em um momento de tantas dúvidas e receios, contar com uma orientação profissional é uma ótima forma de simplificar essa jornada e decidir com cautela e precisão a melhor carreira para sua vida.

Apostar em um acompanhamento especializado pode ajudar você a fazer uma escolha com base em diferentes critérios de sua personalidade e ambições, reduzindo a chance de frustrações futuras.

O que é uma orientação profissional?

A orientação profissional, conduzida por um especialista em Psicologia ou Pedagogia, é um processo de aconselhamento profissional que consiste em várias etapas, focado em contribuir positivamente para a formação e evolução de pessoas em determinada carreira.

Com base em diversos parâmetros, como traços de sua personalidade, objetivos, prioridades e afinidades, um orientador profissional busca mostrar ao orientado a melhor forma de atingir os resultados buscados, sanando suas dúvidas acerca do mercado de trabalho e direcionando seus esforços para funções e segmentos que se encaixem em seu perfil.

Através de uma orientação profissional desenvolvida por um especialista, é possível entender mais sobre seus pontos fortes e quais habilidades precisam ser melhoradas, além de acelerar o seu desenvolvimento pessoal e profissional, estimulando o autoconhecimento e empoderando o orientado a ter mais autoconfiança para decidir seu futuro sem muitas dificuldades.

Por que buscar orientação profissional?

Para tomar uma decisão inteligente sobre a carreira e o futuro profissional, é essencial ter em mente quais serão as dificuldades enfrentadas, quais os resultados esperados e como atingir os objetivos.

É comum que, especialmente jovens, enfrentem algumas dificuldades na hora de tomar essa decisão, pois envolve segurança, conhecimento e diversos anseios. Por isso, a orientação profissional é tão necessária para clarear ideias, guiar para o melhor caminho e servir como apoio para quem está pensando em entrar no mercado de trabalho.

Este processo possibilita uma escolha madura sobre a graduação e vida profissional, avaliando habilidades técnicas e comportamentais, colaborando para um futuro com mais qualidade de vida e satisfação pessoal e profissional.

Quais são os principais objetivos da orientação profissional?

Por meio da aplicação de testes e entrevistas, é possível identificar características e habilidades que ainda não tinham sido percebidas pelo estudante, impactando diretamente na decisão de uma carreira.

Durante todo o processo de orientação profissional, é possível:

  • Adquirir autoconhecimento: quanto mais você olha para dentro e toma consciência sobre suas potencialidades e limitações, mais fácil é decidir qual caminho seguir, tanto na vida pessoal quanto na profissional. O autoconhecimento é a chave para entender como atingir o sucesso e conquistar realização na profissão escolhida.
  • Entender mais sobre o mercado de trabalho: descobrir dados sobre tendências para a área que deseja atuar, as principais profissões em destaque e quais habilidades são exigidas dentro do mundo corporativo faz muita diferença na hora de tomar uma decisão sobre seu futuro profissional. Além disso, você terá a chance de avaliar salários, cargos, carga horária e vários aspectos que influenciarão sua qualidade de vida.
  • Descobrir sua vocação: ao ingressar em uma orientação profissional, você tem a oportunidade de expandir horizontes e olhar para o mercado de trabalho a partir de uma nova ótica, mais estratégica e com mais conhecimento. Aliando isso às suas habilidades, é mais fácil entender qual a sua vocação e com quais profissões você tem mais afinidade.

Como escolher a melhor profissão para mim?

Além de contar com uma orientação profissional especializada, para potencializar suas habilidades e talentos, você pode seguir algumas dicas para auxiliar nesta decisão.

1. Entenda mais sobre as profissões e carreiras

Antes de escolher uma profissão, procure entender como é a rotina daquele profissional, quais são os principais desafios da área, como é a grade curricular do curso, remuneração e como está a empregabilidade para essa carreira.

Através dessa pesquisa, você consegue sanar suas principais dúvidas e decidir qual é a melhor opção para seu futuro.

2. Procure conversar com profissionais formados

Ter uma visão de quem já está atuando na área pode ser fundamental para a sua tomada de decisão. 

Todas as profissões contam com pontos positivos e negativos, portanto observar a rotina de um profissional que já está inserido no mercado e entender suas perspectivas é uma boa maneira de orientar seus objetivos em relação a sua carreira.

3. Analise a sua compatibilidade com a profissão

Toda a orientação profissional que puder ajudar na escolha da sua trajetória é válida. 

Um teste vocacional pode ser um grande aliado na hora de conhecer mais sobre o universo da carreira escolhida. A partir do resultado alcançado, se você possui afinidade com Marketing, por exemplo, é possível buscar mais sobre as tendências para a área, as estratégias de marketing digital, os avanços da tecnologia no setor e demais informações que possam aprofundar seus conhecimentos sobre Marketing.

O sucesso da sua carreira começa na Unipar!

Além de um corpo docente altamente qualificado, a Unipar conta com 70 opções de cursos e um investimento crescente em inovação e tecnologia, oferecendo uma estrutura completa para os alunos.

Seja qual for o resultado da sua orientação profissional, nós temos a graduação certa para você!

Confira os cursos disponíveis e como ingressar na Unipar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *