Como está o mercado de tecnologia da informação?

Com o constante avanço da inovação e tecnologia, o mercado de tecnologia da informação é um dos mais visados por quem está ingressando nas universidades nos últimos anos.

Além dos grandes investimentos feitos pelas empresas na área de tecnologia, novas posições estão ganhando destaque com o surgimento de novos produtos e serviços digitais, como a tecnologia 5G e a inteligência artificial.

Boa parte das organizações que estão surfando na onda da transformação digital e apostando na tecnologia para expandir seus horizontes, procuram profissionais qualificados para atuar no desenvolvimento de softwares, na engenharia de dados e em diversas áreas que contam com a tecnologia como peça-chave do negócio.

Quando falamos sobre as profissões do futuro, os cargos ligados diretamente à área de tecnologia são os mais promissores, com possibilidades de altos salários, rápido crescimento e atuação a nível global. Empresas de todos os setores, incluindo saúde, agronegócio, comércio eletrônico e até mesmo o setor industrial, buscam profissionais para integrar ao time de tecnologia e acelerar a transformação digital, a fim de obter mais lucro e aumentar sua participação no mercado.

Quais são as possibilidades de carreira em tecnologia da informação?

O profissional que atua na área de tecnologia da informação conta com inúmeras oportunidades para aplicar seus conhecimentos dentro de uma empresa, tanto no setor público quanto no privado.

Além da remuneração, que é consideravelmente atraente, o mercado de tecnologia da informação oferece ótimas posições e alta empregabilidade, principalmente para aqueles que possuem uma formação de qualidade e buscam o aprimoramento contínuo das habilidades técnicas.

Para quem cursa Gestão da Tecnologia da Informação, é possível ocupar alguns cargos como:

• Gestor em Tecnologia da Informação
  • Gerente de Projetos de Sistemas de Informação
  • Assistente em Qualidade e Segurança de Informação
  • Consultor em Sistemas de Informação

Em um setor com uma demanda tão alta e poucos profissionais aptos para ocupar as posições em aberto, seguir carreira em Gestão da Tecnologia da Informação pode ser uma boa maneira de ganhar destaque na vida profissional e participar ativamente da evolução da tecnologia no país.

Sobre o curso de Gestão da Tecnologia da Informação

Durante a graduação, o aluno aprenderá sobre boas práticas de gestão de TI, garantindo que os recursos estejam disponíveis e operacionais, visando maximizar resultados e desenvolver soluções sustentáveis para a tecnologia.

Dentre as disciplinas focadas em habilitar o profissional para a parte prática da gestão de tecnologia da informação, estão:

• Arquitetura e Organização de Computadores
  • Fundamentos de Programação para Internet
  • Engenharia de Software I
  • Gerência de Projetos
  • Gestão da Informação e Negócios Eletrônicos
  • Gestão de Serviços em Tecnologia da Informação
  • Banco de Dados
  • Auditoria e Qualidade de Software

É importante ressaltar que o curso de Gestão de Tecnologia da Informação é na modalidade tecnólogo, com 2 anos de duração e na modalidade EaD. Em pouco tempo, você já estará preparado para atuar no mercado de trabalho e acelerar a sua carreira na área da tecnologia.

Confira a grade curricular completa.

Quais são as principais atribuições de um gestor de tecnologia da informação?

A principal função de um gestor de tecnologia da informação é gerenciar os recursos tecnológicos. São 3 pilares fundamentais que sustentam essa função:

1. Pessoas, que são responsáveis pelo processo de tratamento dos dados;
  2. Processos, que estruturam e organizam toda a área de TI;
  3. Tecnologia, que dá todo o suporte para a inovação e o andamento dos processos, sendo a peça principal dentre os pilares definidos.

A partir disso, um profissional de tecnologia da informação possui algumas atribuições para o seu cargo, como:

• Fazer a gestão da equipe de TI
  • Ser um agente de transformação digital na empresa
  • Dar suporte aos processos organizacionais
  • Gerenciar riscos de TI para o negócio
  • Manter o desempenho dos serviços e a satisfação dos usuários
  • Atuar em conjunto com a equipe de Produto e Desenvolvimento para expandir novos negócios
  • Aliar a tecnologia com os objetivos estratégicos da empresa

Por isso, é importante que o gestor de TI seja um profissional multidisciplinar, focado em resultados e na gestão organizacional.

Como ingressar no curso de Gestão de Tecnologia da Informação?

O curso de Gestão de Tecnologia da Informação a distância oferece a oportunidade perfeita para quem quer conciliar os estudos com as atividades do dia a dia, ganhando mais flexibilidade e autonomia para alcançar o sucesso profissional na área.

A Unipar conta uma grade curricular completa, com professores altamente renomados no mercado e uma infraestrutura inovadora, com a qualidade que você precisa para se conectar com o seu futuro.

O tecnólogo em Gestão de Tecnologia da Informação Unipar possibilita uma formação estratégica para profissionais de TI, e o melhor: em 24 meses, você estará com o seu diploma em mãos e pronto para atuar em grandes empresas de tecnologia ao redor do Brasil.

Invista nessa oportunidade e ingresse em um dos mercados mais promissores da atualidade!

Conheça a Unipar.