Dúvida sobre qual profissão seguir? Saiba como decidir!

dúvida sobre profissão
Compartilhe

Se você tem dúvidas sobre qual profissão seguir, não se desespere: grande parte das pessoas enfrenta, já enfrentou ou ainda vai enfrentar este dilema.

As opções de carreiras são inúmeras, o mercado de trabalho está em constante mudança e pode parecer cada vez mais difícil definir o denominador final para escolher em qual profissão ingressar.

Não existem escolhas certas ou erradas, mas sim escolhas que fazem sentido para você, seus objetivos e suas ambições. Ponderar sobre a melhor trajetória profissional e como alcançá-la pode exigir um certo esforço e tomar grande parte do seu tempo. Este processo pode ser mais simples do que parece, mas é importante que envolva uma decisão madura, com base em autoconhecimento e pesquisas profundas sobre as áreas de atuação.

Para ajudar você a entender melhor sobre como escolher qual profissão seguir, separamos algumas dicas. Confira! 

1. Pratique o autoconhecimento

Entender quem você é, quais são seus sonhos, metas, gostos e prioridades é o primeiro passo para escolher qual profissão seguir. 

Se você gosta muito de matemática, por exemplo, já pode considerar algumas carreiras que envolvem cálculo, como Matemática, Engenharia Civil ou Ciências Contábeis.

Por outro lado, se você se interessa por Negócios, os cursos de Administração, Publicidade e Propaganda e Processos Gerenciais podem ter tudo a ver com sua nova profissão.

2. Analise suas habilidades

Conhecer seus pontos fortes e com quais habilidades você tem mais afinidade é uma boa maneira de se orientar em meio às opções de cursos disponíveis.

Você pode observar tais habilidades no dia a dia, em situações do cotidiano que refletem a forma como você se comporta. Você está à frente de iniciativas e possui um espírito de liderança ou gosta mais de resolver problemas de lógica e é ligado em tecnologia?

Faça esse exercício de análise e descubra quais são seus pontos de destaque!

3. Faça um teste vocacional

Um teste vocacional é uma excelente ferramenta para ajudar você a entender quais são suas possibilidades de profissão, baseadas em seus gostos, objetivos e compatibilidades.

Você pode fazer o teste vocacional da Unipar de forma gratuita clicando aqui.

4. Liste algumas opções de carreira

Ao concluir o teste vocacional, você terá algumas opções de profissão mapeadas. Faça uma lista de quais são, de acordo com o quanto você se identifica com elas.

5. Pesquise sobre as profissões listadas

Pesquisando e se aprofundando nas áreas de atuação das profissões listadas, você tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as funções desempenhadas em cada uma delas, além de entender quais são seus prós e contras.

Também é válido, se possível, conversar com profissionais que já atuam nessas áreas, para ter uma visão mais realista da profissão e da rotina de trabalho.

6. Determine seus objetivos profissionais

Você prefere trabalhar de forma remota, com a possibilidade de viajar o mundo enquanto desenvolve a sua carreira, ou ocupar uma posição em um grande hospital?

Pensar em quais são as suas prioridades e de qual forma pretende conciliar vida pessoal e profissional é uma parte importante do processo de saber qual profissão seguir.

7. Entenda o mercado de trabalho

Buscar quais profissões estarão em alta nos próximos anos, quais são as habilidades mais valorizadas pelas organizações e quais são as tendências profissionais do futuro pode ser uma peça-chave na hora de escolher sua futura profissão. 

O mercado de trabalho está em um movimento contínuo, com o aprimoramento da tecnologia e a necessidade de criar novos modelos de economia, com foco em proporcionar uma experiência cada vez melhor para o cliente e ganhar escalabilidade nos processos operacionais.

8. Busque orientação profissional

Se ainda restarem dúvidas sobre qual profissão seguir, você pode procurar um profissional especializado em orientação profissional, que irá guiar você nessa descoberta. Através de uma série de testes e entrevistas, é possível entender quais profissões se encaixam melhor em seu perfil e quais opções de curso fazem mais sentido para você.

9. Priorize a qualidade do ensino

Contar com uma universidade que possua uma boa estrutura de ensino, com um time de professores que são especialistas no assunto e uma metodologia que foque em preparar você para o mercado de trabalho faz toda a diferença para o sucesso da sua carreira.

Ao decidir qual profissão seguir, tenha em mente que a graduação é sua porta de entrada para o mercado de trabalho, e absorver todos os ensinamentos para aplicá-los na prática é essencial na sua trajetória como aluno.

Dica extra: Conte com a Unipar para se preparar para o mercado de trabalho!

A Unipar possui mais de 45 anos de tradição no Ensino Superior e 10 anos de experiência no Ensino a Distância. 

Com nota máxima no MEC, priorizamos a tecnologia e inovação no ensino, conectando o aluno à realidade do mercado de trabalho.

Confira na íntegra as opções de cursos disponíveis e entenda como a Unipar pode transformar o futuro da sua carreira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *