Big Data: Saiba tudo sobre uma das profissões do futuro

Quando fazemos uma breve análise sobre as áreas que terão maior destaque nos próximos anos, com excelentes oportunidades de carreira dentro e fora do Brasil, as profissões que contam com tecnologia e inovação estão no topo do ranking de relevância para o futuro do trabalho.

As opções são vastas, mas se você possui afinidade com dados, números, tecnologia e negócios, trabalhar com Big Data pode ser uma grande aposta para o seu futuro.

O que é Big Data?

De forma geral, Big Data é o termo utilizado dentro da área da tecnologia para referir-se ao grande volume de dados que existem no ambiente virtual, que precisam ser organizados, processados e analisados com segurança e inteligência de mercado, a fim de extrair insights e avaliar estrategicamente as informações para auxiliar na tomada de decisão dentro das organizações.

Para quem deseja trabalhar com Big Data, existem algumas posições que podem ser ocupadas dentro das empresas, como:

Analista de Dados

Responsável por coletar, agrupar, analisar e interpretar os dados, avaliando as informações obtidas com um olhar voltado para o negócio. Nessa avaliação, é possível identificar possíveis riscos para as finanças ou para o produto da empresa, mudanças no comportamento do consumidor e até mesmo encontrar novas oportunidades de expandir as operações de Marketing e Vendas. Os ganhos mensais de um Analista de Dados podem exceder a faixa de R$7.000 ao mês, de acordo com o nível de experiência e porte da empresa.

Analista de Negócios

Este profissional é encarregado de buscar novas oportunidades de forma ativa para otimizar os negócios, fazendo análises internas e externas e apoiando-se nos dados para embasar suas decisões, tornando-as fundamentadas e com possibilidades de projeção para o futuro. A média salarial no Brasil para quem trabalha como Analista de Negócios é de R$4.331.

Arquiteto de Dados

É quem cria os sistemas de base de dados, painéis que facilitam a interpretação destes dados e afins. Responsável pela administração, organização e manutenção dos dados da empresa. O salário para um Arquiteto de Dados no Brasil é, em média, de R$6.284.

Cientista de Dados

É um profissional com um viés mais técnico de Big Data, que utiliza habilidades de programação, lógica, matemática e ciência da computação para tratar problemas complexos que envolvam dados, garantindo que o trabalho dos analistas e arquitetos fluam da melhor maneira possível. A média salarial de um Cientista de Dados é de R$6.144.

Analista de Integração de Dados

Esta é uma função essencial para empresas que trabalham com coleta, processamento e armazenamento de dados. Basicamente, este profissional é responsável por garantir a segurança, acessibilidade e facilidade aos acessos do banco de dados, analisando rigorosamente as permissões de quem se conecta às informações sigilosas e dados sensíveis da organização. Os ganhos para quem trabalha nesta área são de, aproximadamente, R$6.383 ao mês.

Qual o papel do Big Data nas empresas?

Em um mundo cada vez mais virtual, a quantidade de informações relevantes e dados ricos disponíveis na internet é gigantesca, e são esses dados que orientam empresas que utilizam o Big Data de forma analítica na expansão de seus produtos e serviços, no crescimento de receita e em diversos outros pontos importantes para o sucesso de um negócio.

Ao analisarmos os dados que são obtidos por analistas, arquitetos e cientistas da área, conseguimos mapear o comportamento de usuários e clientes, a jornada de compra dentro das plataformas, o perfil de navegação de cada cliente, seus hábitos na internet, quais são seus produtos e serviços de maior interesse e diversos outros padrões que são favoráveis para empresas que, de alguma forma, utilizam o ambiente virtual em suas estratégias de venda.

Considerando que vivemos em um planeta com mais de 4,66 bilhões de pessoas que possuem acesso à internet, o volume e a variedade de dados que existem na esfera virtual e a velocidade com a qual esses dados circulam na rede de computadores e smartphones é imensurável — o que torna o trabalho dos profissionais de Big Data ainda mais imprescindível no universo corporativo.

Por meio da coleta, tratamento e análise correta das informações de mercado, é possível contar com insights poderosos sobre tendências, possíveis riscos, novos comportamentos e entender, de forma macro e micro, quais são as oportunidades de maior potencial para o seu negócio.

Como me tornar um profissional de Big Data?

Para trabalhar na área de Big Data, é importante ter um perfil analítico, afinidade com números e grande volume de dados e gostar de lógica e interpretação.

É fundamental ter um curso superior em Big Data e Inteligência Analítica, onde você irá aprender sobre:

• Arquitetura e Organização de Computadores
  • Algoritmos e Fundamentos de Programação de Computadores
  • Análise de Dados e Mineração
  • Estrutura e Classificação de Dados
  • Banco de Dados
  • Business Intelligence
  • Gerência de Projetos
  • Programação Avançada em Big Data
  • Inteligência Artificial

Você pode cursar o tecnólogo em Big Data e Inteligência Analítica à distância, o que facilita na hora de organizar sua rotina de estudos e garante mais flexibilidade para o dia a dia.

Conheça a graduação em Big Data e Inteligência Analítica da Unipar e transforme o seu futuro!