Inovação e Tecnologia: conheça os profissionais da área

Compartilhe

Com o avanço acelerado da tecnologia ao redor do mundo, o mercado de trabalho está se reinventando e abrindo novas esferas de atuação profissional, principalmente em posições voltadas para iniciativas inovadoras e tecnológicas.

A tecnologia contribui para as mais diversas áreas da sociedade, tanto em termos de expansão corporativa quanto na influência e praticidade para o cotidiano das pessoas. Aplicando termos técnicos e resoluções inteligentes para os desafios enfrentados por organizações e indivíduos nos mais diversos campos de atuação, como Saúde, Educação e Transportes, a tecnologia exerce um papel de transformação no ambiente ao seu redor, impactando diretamente a vida de bilhões de pessoas diariamente.

É importante ressaltar que a tecnologia vai muito além de computadores, smartphones e internet — ela está presente na modernização e no aprimoramento dos mais variados tipos de processos que existem na sociedade.

O que é inovação?

O conceito geral da inovação é explorar o sucesso das novas ideias. Quando analisamos a aplicabilidade disso em nossa realidade, nos deparamos com soluções criadas para otimizar e potencializar resultados, aliando tecnologia e novas ideias para proporcionar mais conforto, agilidade, ganhos, sustentabilidade e conceitos que têm o objetivo de melhorar a forma como vivemos, consumimos, trabalhamos e produzimos.

A inovação, em conjunto com a tecnologia, é utilizada no ambiente corporativo com a finalidade de gerar um resultado positivo para as empresas, impactando diretamente sua ocupação de mercado, lucro, produto e afins.

Apesar de estarmos inseridos em um ambiente mercadológico cada vez mais ligado à modernidade e nas formas de potencializar a receita, é necessário criar um ambiente favorável à inovação dentro das empresas, organizando condições adaptáveis e dinâmicas para as mudanças.

Toda a esfera de inovação e tecnologia, que está constantemente ganhando mais visibilidade e protagonismo no mundo das profissões, abriu um leque de possibilidades para quem é ligado em novidades, se interessa por tecnologia e quer surfar na onda das transformações digitais no mundo.

As principais profissões na área de Inovação e Tecnologia

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O analista e desenvolvedor de sistemas é responsável por analisar, projetar, documentar, especificar, testar, implantar e auxiliar na manutenção de sistemas computacionais e softwares em geral.

Essa é uma área para quem tem afinidade com programação, computadores, códigos, lógica e cálculos, e gosta de atuar em grandes projetos de construção de interfaces.

Para trabalhar com Análise e Desenvolvimento de Sistemas, é extremamente indicado cursar uma graduação na área, onde o aluno irá aprender sobre:

  • Arquitetura e Organização de Computadores
  • Algoritmos e Fundamentos de Programação de Computadores
  • Fundamentos de Programação para Internet
  • Engenharia de Software

Confira aqui os detalhes sobre o Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Big Data e Inteligência Analítica

O profissional que atua com a parte de Big Data tem um perfil essencialmente analítico e possui grande afinidade com números e grande número de informações. Seu principal papel é coletar, tratar e interpretar dados estratégicos, a fim de contribuir para a tomada de decisão dentro das organizações.

Durante a graduação, o aluno terá contato com conteúdos sobre:

  • Algoritmos e Fundamentos de Programação de Computadores
  • Análise de Dados e Mineração
  • Estrutura e Classificação de Dados
  • Business Intelligence

Para entender mais sobre o curso de Big Data e Inteligência Analítica, confira a grade curricular da Unipar.

Ciências de Dados

A Ciência de Dados é um campo da tecnologia que foca na combinação de estatísticas, métodos científicos e análise de dados para analisar, de forma técnica, as informações coletadas em fontes como internet, computadores, smartphones, base de clientes, entre outros.

Para tornar-se cientista de dados, é importante ter certa proximidade com cálculos, lógica, programação e análise.

Entre as matérias estudadas durante a graduação, estão:

  • Fundamentos de Programação para Internet
  • Machine Learning
  • Programação para Ciência de Dados
  • Inteligência Artificial

No site da Unipar, você encontra a grade curricular completa do curso de Ciências de Dados.

Desenvolvimento Mobile

O número de usuários de smartphones aumenta todos os dias ao redor do mundo: a expectativa é que, até o final de 2021, existam por volta de 3,8 bilhões de aparelhos celulares ativos no planeta.

Com a expansão dessa tecnologia, o desenvolvedor mobile tornou-se um agente importante para a implementação da inovação, atuando no desenvolvimento de aplicativos e sistemas para dispositivos móveis.

Para trabalhar com desenvolvimento mobile, é importante investir no aprendizado para ter domínio técnico das linguagens de desenvolvimento para smartphones, como Java e Swift, além de possuir raciocínio lógico e capacidade analítica.

Ao decorrer do curso superior de Desenvolvimento Mobile, o aluno terá contato com disciplinas como:

  • Fundamentos de Programação Mobile
  • Tecnologias de Animação e Programação
  • Análise e Modelagem de Sistemas Mobile
  • Inovação e Design Thinking

A grade curricular na íntegra e mais detalhes sobre o tecnólogo em Desenvolvimento Mobile, você encontra no site da Unipar!

Jogos Digitais

O mercado dos games também é uma tendência para o futuro, com um crescimento médio de 10% ao ano.

O profissional de atua nessa área tem a oportunidade de construir uma carreira promissora, criando e desenvolvendo jogos eletrônicos para computadores, celulares, tablets e videogames.

Para trabalhar com jogos digitais, é essencial gostar de trabalhar em grupo, ser amante da tecnologia e ter interesse em aprimorar seus conhecimentos em programação. 

Entre as matérias que formam o curso de Jogos Digitais, estão:

  • Plataformas e Fundamentos de Jogos Digitais
  • Desenvolvimento de Roteiros e Personagens
  • Tecnologias de Animação Digital e Programação
  • Computação Gráfica e Modelagem Digital (2D/3D)

Se você tem interesse em fazer parte de uma das áreas que mais ganha espaço no setor do entretenimento, confira a grade curricular completa do Tecnólogo em Jogos Digitais Unipar.

Agora que você sabe um pouco mais sobre o que é tecnologia e inovação e quais são as principais possibilidades de carreira neste segmento, transforme o seu futuro profissional e prepare-se para a revolução digital com a Unipar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *