Dicas de como se preparar para uma entrevista de emprego

Compartilhe

Para quem está procurando uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho ou mudar de emprego, participar de uma entrevista pode ser a fase mais desafiadora do processo seletivo.

É essencial manter a calma e articular falas e gestos da melhor forma possível, com o objetivo de demonstrar todo o seu potencial e evidenciar os motivos pelos quais você é a pessoa ideal para aquela vaga.

Para ajudar você a se preparar para uma entrevista de emprego e encantar os recrutadores, a Unipar preparou algumas dicas. Confira!

1. Organize sua memória e a ordem dos fatos

É comum que, durante uma entrevista de emprego, o recrutador questione algumas das principais situações da sua vida pessoal e profissional. Por isso, reserve um tempo antes da entrevista para refrescar a memória e ter em mente a ordem correta dos fatos, principalmente quando e como ocorreram, com o máximo de precisão possível.

O ideal é relacionar essas situações e a forma como você lidou com elas diretamente com suas principais competências. Se você liderou uma equipe ou um projeto e obteve sucesso, pode indicar essa situação para exemplificar que a liderança é um ponto forte em meio às suas habilidades, por exemplo.

2. Pratique o autoconhecimento

Para mostrar ao entrevistador motivos concretos pelos quais você é a melhor pessoa para ocupar a posição em questão, é importante conhecer seus pontos de destaque, pontos de melhoria, como você trabalha sob pressão e características pessoais e profissionais que farão diferença na hora de desempenhar a sua função.

Por isso, busque fazer uma boa reflexão sobre quais desafios você está buscando, de qual forma você poderá contribuir e fazer a diferença dentro da empresa, quais foram os aprendizados obtidos durante a sua jornada e quais são seus sonhos e objetivos. Autoconhecimento é fundamental no mercado de trabalho, na carreira e na até mesmo na vida pessoal.

3. Estude sobre a empresa e sobre a vaga

Ter um certo nível de conhecimento sobre a empresa e sobre a vaga para a qual está se candidatando irá ser benéfico por dois motivos: entender exatamente se essa oportunidade se encaixa dentro de seus ideais e demonstrar para o entrevistador que você buscou ativamente informações antes de participar do processo seletivo.

É interessante entender qual tipo de serviço/produto a empresa oferece, qual o ramo de atuação e o porte, quais foram as últimas notícias relacionadas a organização e quais serão suas responsabilidades ao ocupar uma determinada vaga.

Ir para a entrevista munido de informações que você pode encontrar no site e/ou redes sociais também irá auxiliar na hora de formular melhor as perguntas que você fará ao recrutador.

4. Seja autêntico

A autenticidade é a peça-chave em uma entrevista de emprego. Por isso, evitar mentiras é o primeiro passo para se sair bem em um processo seletivo. 

Foque em ser você mesmo, não tenha medo de ser honesto e evite utilizar alguns clichês, como falar que seu maior defeito é ser perfeccionista.

Quando o recrutador procura saber qual é o seu principal ponto de desenvolvimento, a ideia não é julgar ou enxergar isso como um defeito, mas sim entender como você age para se desenvolver em relação a isso.

Sempre que apontar qual é a habilidade que você possui mais dificuldade em desenvolver, já aponte qual é a solução para ajudar nisso e como você está evoluindo diariamente para se aprimorar.

5. Priorize o raciocínio lógico

É comum, dentro de algumas empresas, que durante a entrevista sejam feitas algumas perguntas consideradas absurdas, como “quanto pesa uma girafa?” ou “para quem você daria o último colete salva-vidas de um avião: um idoso, um adulto ou uma criança?”.

O objetivo dessas perguntas não é medir o seu caráter ou colocar em prova seus valores, mas entender qual é a sua capacidade de raciocínio lógico — por esse motivo, não tem resposta certa ou errada.

Busque interpretar a pergunta e respondê-la da forma mais racional possível, focando na resolução do problema ou em apresentar uma linha de pensamento que seja coerente.

6. Faça perguntas estratégicas

Ter seguido a dica de entender mais sobre a empresa é fundamental nessa etapa da entrevista, para evitar perguntas que são muito óbvias ou você poderia ter esclarecido no início do processo seletivo.

Aproveite essa oportunidade para questionar pontos relevantes, como “como é a questão da inclusão e diversidade dentro da empresa?” ou “vocês possuem um plano de carreira, cargos e salários?”. Isso vai demonstrar que você possui real interesse na posição e quer se aprofundar na cultura da empresa.

7. Busque desenvolvimento profissional

Essa dica vale para antes e depois da entrevista: buscar qualificação de qualidade é primordial para se destacar no mercado de trabalho.

Priorizar uma graduação com excelência de ensino e aliar sua experiência profissional com aprendizados do ambiente educacional é a melhor forma de demonstrar que você está em constante desenvolvimento e concluir um curso superior é um dos seus maiores objetivos.

Conte com a Unipar para garantir diferencial competitivo na hora de conquistar a vaga dos sonhos. Conheça nossos cursos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *