Trabalho formal x informal: Entenda as diferenças

Compartilhe

Dentro do mercado de trabalho, existem diversas possibilidades de atuação e de carreira, que variam de acordo com cada perfil. Como sabemos, o trabalho é algo fundamental na vida das pessoas, não apenas para o bem-estar financeiro, mas para o desenvolvimento humano e das relações em geral. 

Todavia, antes de procurar uma oportunidade de trabalho, é essencial entender o que é o trabalho formal, o que é o trabalho informal e quais são as diferenças que separam as duas modalidades.

Por isso, a Unipar preparou um artigo completo para você, confira!

O que é trabalho formal?

O trabalho formal consiste na relação de trabalho formalizada por um contrato e pelo registro oficial na carteira de trabalho, garantindo o respaldo da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho).

Essa modalidade é bem comum no Brasil, por proporcionar maior estabilidade ao funcionário e assegurar os benefícios e vantagens oferecidos ao trabalhador pela contribuição regular dos impostos. 

Tal vínculo empregatício tem como característica uma remuneração fixa e/ou variável paga mensalmente, além de possibilitar benefícios como plano de saúde, vale transporte, vale-refeição, entre outros.

Para as empresas que contratam seus colaboradores como trabalhadores formais, é essencial respeitar as leis e condições de trabalho estipuladas pela legislação e pelos sindicatos, como limite máximo de horas trabalhadas durante a semana, direito a férias e 13º salário, horário específico para almoço e descanso e afins. Quem é contratado neste regime também tem direito a aposentadoria e alguns outros direitos assegurados na CLT.

O que é trabalho informal?

O trabalho informal se configura, de forma geral, para toda atividade profissional que não possua vínculo empregatício, seja em contrato ou CLT. 

Por não contar com a formalização do trabalho, o indivíduo não conta com benefícios como plano de saúde, remuneração mensal fixa, direito a férias e 13º salário e todos os direitos garantidos por lei para os trabalhadores formais.

Apesar de ser uma modalidade que não proporciona muita estabilidade financeira e pode causar incertezas no profissional, é uma ótima opção para quem busca mais autonomia e liberdade dentro da rotina profissional, não se limitando aos horários e regras estipulados pelos contratos de trabalho.

Vantagens e desvantagens do trabalho formal

Vantagens

  • Leis trabalhistas asseguradas, como auxílio doença, aposentadoria, FGTS, férias remuneradas, seguro-desemprego e afins;
  • Rotina de trabalho fixa, que garante horários de descanso pré-estipulados;
  • Maior estabilidade financeira, considerando que existe a garantia de salário mensal durante o contrato de trabalho;
  • Benefícios como vale-refeição, vale-alimentação, vale transporte, plano de saúde, seguro de vida, entre outros.

Desvantagens

  • Não existe muita flexibilidade, o que pode ser um problema para quem gosta de mais autonomia no dia a dia;
  • É necessário cumprir a jornada de trabalho determinada em contrato e, caso não cumprida, a empresa tem direito de descontar as horas não trabalhadas do seu holerite.

Vantagens e desvantagens do trabalho informal

Vantagens

  • Maior flexibilidade e dinamismo para a rotina;
  • Não há descontos no salário, como de INSS ou Imposto de Renda;
  • Você pode, em alguns casos, estipular o preço do seu serviço e criar alternativas de fonte de renda independentes, que não sejam interligadas ao mercado de trabalho e geração de empregos.

Desvantagens

  • Não há amparo legal das leis e garantias previstas na legislação e na CLT;
  • Há risco de instabilidade financeira, pois não existe garantia real de uma renda fixa todo mês;
  • É necessário garantir uma contribuição como autônomo mensalmente para o INSS, caso queira assegurar direitos como seguro-desemprego, aposentadorias e afins.

Exemplos de trabalho formal

É todo e qualquer trabalho que seja devidamente registrado dentro das normas da CLT, como:

  • Professor contratado formalmente por uma escola de idiomas;
  • Administrador contratado formalmente por uma empresa;
  • Contador contratado formalmente por um escritório de contabilidade.

Exemplos de trabalho informal

Modalidades de trabalho que não contam com registro em carteira, como:

  • Artista autônomo;
  • Pedreiro autônomo;
  • Freelancer;
  • Vendedor de doces autônomo.

Como saber qual é o melhor tipo de trabalho para você?

Para entender qual modelo de trabalho é o mais adequado para a sua vida profissional, é necessário elencar quais são as coisas que você mais valoriza no ambiente de trabalho.

Se a sua prioridade é contar com benefícios e direitos trabalhistas, pois possui uma rotina onde a estabilidade financeira é essencial, o trabalho formal é a opção que mais se encaixa em suas expectativas.

Caso seu maior desejo atualmente seja ter uma dinâmica de trabalho mais alternativa, com horários flexíveis, é possível que o trabalho informal atenda às suas necessidades e seja uma ótima opção neste momento.

Liste quais são os critérios que você deve utilizar para encontrar a melhor oportunidade para você e decida qual tipo de trabalho pode funcionar na sua rotina.

Prepare-se para o mercado de trabalho com a Unipar!

Para encontrar as melhores vagas dentro do mercado de trabalho e se destacar nas mais variadas profissões, é importante focar e priorizar uma educação de qualidade, que prepare você para atuar nas empresas e desenvolver um espírito empreendedor.

Conheça os cursos da Unipar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *