O que é plano de carreira? Conheça e saiba como aplicá-lo

Compartilhe

Independentemente da área na qual você escolha atuar, é fundamental pensar em como será o seu desenvolvimento profissional e quais são os objetivos que deseja alcançar ao longo da sua jornada dentro do mercado de trabalho.

O plano de carreira é, basicamente, o conjunto de ações que irão estruturar sua trajetória profissional em uma organização, com a finalidade de estimular seu crescimento, incentivar que você saia da zona de conforto e enfrente novos desafios e, sobretudo, colabore para a expansão da empresa e de seus setores.

O principal objetivo de um plano de carreira dentro das empresas é reter e atrair novos talentos, estipulando quais são as habilidades e competências exigidas para cada cargo e quais são as expectativas em relação ao colaborador, viabilizando possibilidades de desenvolvimento e aplicando feedbacks constantes, baseados na transparência, para alinhar onde cada funcionário está e quais ações serão essenciais para seu crescimento profissional.

É bem comum que as empresas já possuam um plano de expansão para os negócios bem definido, o que auxilia na hora de encaixar cada colaborador como protagonista no alcance dos objetivos, visando a orientação a resultados e metas e, dessa forma, tornando o planejamento do plano de carreira mais factível e palpável.

Quais são os tipos de plano de carreira?

Na prática, existem 2 tipos de plano de carreira que são mais aplicados dentro das organizações: Y e W.

Plano de carreira em Y

Como o formato da letra sugere, a ideia desse plano de carreira é oferecer duas possibilidades para o colaborador: tornar-se gestor ou especialista.

Essa escolha é feita, na maioria das vezes, em conjunto com os líderes diretos e o RH, analisando as necessidades da empresa, o perfil do colaborador, as habilidades desenvolvidas e os objetivos de carreira a longo prazo.

Ao optar por um cargo de gestão, a liderança e competências sociais e interpessoais possuem um peso maior na hora de avaliar o sucesso e apresentar feedbacks sobre o papel do colaborador dentro da empresa. Por outro lado, para quem decide tornar-se especialista, é esperado um perfil mais técnico e analítico, com maior foco na operação e estratégia de determinado produto ou serviço.

O plano de carreira em Y é bastante utilizado dentro das organizações, já que cada papel desempenhado possui um nível de exigência diferente, o que possibilita maiores chances de sucesso profissional para os colaboradores.

Plano de carreira em W

O plano de carreira em W apresenta ainda mais uma opção além das vistas anteriormente no plano em Y: a oportunidade de atuação como gestor de projetos. 

Este cargo não ocupa, normalmente, uma posição de liderança tradicional, mas é responsável por avaliar de forma técnica e precisa o desempenho das pessoas em relação a um determinado projeto e fornecer feedbacks construtivos, com a finalidade de aprimorar o trabalho e atuar de maneira consultiva na empresa.

Este modelo costuma funcionar perfeitamente em empresas de tecnologia e finanças, por exemplo, que possuem diversos projetos de melhorias e novos produtos rodando simultaneamente e precisam contar com um profissional que possua competências técnicas e de liderança para comandar o bom funcionamento e sinergia entre as equipes responsáveis pela entrega da proposta final.

Como aplicar um plano de carreira?

Estipule suas metas

Se você já está inserido no mercado de trabalho ou pretende ingressar nele, é importante ter em mente quais são suas metas e objetivos ao fazer parte de uma empresa. 

É legal ter em mente que essas metas e objetivos possivelmente irão mudar ao longo da sua vida profissional, e por este motivo é importante revisitá-los e entender se estão ou não alinhados com o caminho para o qual você está seguindo.

Ao determinar metas, é preciso levar em consideração:

  • Onde você quer estar daqui 1 ano? E daqui 5 anos? E daqui 10 anos?
  • Qual é o cargo dos seus sonhos e quanto tempo acha que precisa para chegar até lá?
  • Quais competências você quer desenvolver durante os próximos 2 anos?
  • Qual salário você almeja para os próximos anos?

Depois de definir suas metas, assegure que fará o possível para cumpri-las. Investir em uma educação de qualidade, especializar-se, procurar desenvolver habilidades técnicas e comportamentais e acompanhar de perto seus avanços são passos ainda mais importantes do que definir seus objetivos.

Alinhe expectativas

Quando você trabalha em uma empresa, é essencial que seus objetivos estejam alinhados com os da organização, para garantir um crescimento saudável e satisfatório para ambas as partes.

Por isso, procure entender quais são as possibilidades de crescimento onde você trabalha, qual cargo deseja ocupar no futuro e o que é preciso para chegar lá. Observar o comportamento de profissionais que você admira, receber e absorver constantes feedbacks, tanto de líderes quanto de pares, e praticar o autoconhecimento são passos importantes na construção do seu plano de carreira.

Lembrando que você também pode definir um plano de carreira antes mesmo de ingressar no mercado de trabalho, e procurar uma oportunidade de atuação que seja flexível e alinhada com os seus objetivos que já estão definidos.

O mais importante no processo de elaboração do seu plano de carreira é entender quais são suas metas, como você irá agir para atingi-las e assumir o papel de protagonista na sua trajetória profissional.

Dica extra: uma graduação de qualidade é a peça-chave para o sucesso na carreira

Para ocupar posições estratégicas e atingir cargos que possibilitem bons salários e oportunidades de desenvolvimento, é fundamental investir na sua educação e aprendizado.

A Unipar conecta você com o seu futuro, com uma modalidade de ensino multidisciplinar, acessível e com qualidade única.

Conheça a Unipar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *