Empreendedorismo ou carreira corporativa: qual é a sua?

Conquistar uma graduação nos abre muitas possibilidades para o desenvolvimento de uma carreira profissional. Tão natural quanto a ascensão profissional dentro de grandes empresas e corporações, o empreendedorismo vem se destacando nas opiniões mundo afora quando a questão é o futuro.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela Universidade Bentley entrevistou mil profissionais entre 18 e 34 anos com uma pergunta-chave: você prefere abrir o próprio negócio ou chegar aos cargos mais altos numa empresa? 66% dos entrevistados disseram que tem como objetivo de carreira abrir o próprio negócio, sendo que 37% também citaram trabalhar de forma autônoma. Explicando os dados apresentados, o diretor de empreendedorismo da Bentley afirma que atualmente os jovens escolhem novos modos de seguir carreira porque não se atraem pela experiência corporativa de gerações anteriores e preferem arriscar, mesmo correndo o risco de uma eventual falência nos primeiros anos da empreitada.

Continuando a pesquisa, podemos ver claramente os motivos que levam os jovens a preferirem o empreendedorismo à carreiras corporativas. 77% dos entrevistados afirmam que seriam mais produtivos com flexibilidade de horários e 39% acham que trabalhar de forma remota teria o mesmo resultado. Estes dois fatores são muito importantes para analisarmos as possibilidades de mercado e prever que horários e locais fixos de trabalho – dependendo da área de atuação – podem estar com os dias contados. Além deles, a facilitação jurídica o incentivo financeiro do estado para abrir uma empresa também são citados como causas para esta preferência pelo empreendedorismo.

Embora o empreendedorismo figure entre as preferências dos jovens profissionais, a carreira corporativa ainda é o principal destino dos formandos porque partem delas as primeiras oportunidades para o estudante entrar no mercado de trabalho. Os programas de trainee e estágios são ótimas oportunidades para que o aluno conheça o ambiente de trabalho e entre em contato com outros profissionais. Para as empresas, são ótimas formas de descobrirem novos talentos para sua formação interna e transmitirem suas experiências aos mais jovens.

Fonte: www.valor.com.br