Apesar das mudanças que o mercado de trabalho vem sofrendo com a chegada da tecnologia e das novas demandas globais, uma característica que sempre será valorizada no perfil de um profissional é a sua capacidade de se relacionar e lidar com diferentes tipos de pessoas. Saber iniciar e manter uma conversa, sentir empatia pelo próximo e fazer as perguntas certas na hora certa são alguns exemplos de habilidades essenciais ao mundo corporativo.

Durante uma entrevista de emprego, o candidato terá, na maioria das vezes, essas capacidades testadas pelo recrutador. Por isso, é interessante que, durante a avaliação, o profissional demonstre sua capacidade de se relacionar. Uma ótima maneira de expor isso é fazendo perguntas ao entrevistador. Segundo um estudo internacional, aqueles que perguntam mais durante um processo de seleção são mais notados pelos gestores e têm maiores chances de serem aprovados.

A seguir, confira 3 perguntas que você não pode deixar de fazer durante uma entrevista de emprego:

Continuar lendo

A escolha de qual carreira profissional seguir geralmente é realizada durante o Ensino Médio e, pela falta de experiência dos estudantes, tende a ser uma decisão complexa. A ideia central defendida por muitos professores é que é preciso unir o gosto pessoal com a realidade da profissão, buscando entender em qual o aluno se encaixa melhor. Para você que está prestando vestibular, veja por que você deve escolher uma carreira que desperte sua paixão:

Continuar lendo

Ingressar na carreira certa não costuma ser uma tarefa muito fácil. É necessário levar uma série de prós e contras em consideração. Nesse momento, é importante fazer uma autoanálise pensando qual seria o ambiente de trabalho mais adequado e os tipos de atividades que mais trariam satisfação no futuro.

Foi pensando nisso que selecionamos 4 dicas para escolher a profissão que mais se ajusta ao seu próprio perfil. Confira a seguir e comece a refletir sobre o seu futuro!

Continuar lendo

Muitas pessoas pensam em uma profissão vendo apenas o retorno financeiro e as oportunidades de trabalho. Claro que isso deve ser levado em conta, mas não é tudo. Nem sempre uma profissão que está em alta hoje permanecerá daqui a 10 anos. Além disso, não é garantido que uma carreira de prestígio trará o dinheiro esperado. Entretanto, com base no mercado e suas necessidades é possível prever quais serão as profissões em alta para o ano de 2016.

Continuar lendo

Ter certeza absoluta sobre o que queremos fazer da vida é extremamente difícil. Escolher um curso superior e uma carreira a seguir fica ainda mais complicado se você não souber qual é a sua vocação. É necessário conhecer bem a si mesmo, e se informar bastante sobre os assuntos que despertam o seu interesse.

Confira agora 5 atividades que vão ajudá-lo a descobrir sua vocação profissional. Acompanhe:

Continuar lendo