Contabilidade e mercado: conheça as áreas de atuação da profissão contábil

Compartilhe

Os avanços tecnológicos e as mudanças nas relações de trabalho tem tornado o mercado cada vez mais exigente, impulsionando transformações nas áreas de atuação de muitos segmentos, como na Contabilidade. Ainda assim, a profissão contábil continua imprescindível para o desenvolvimento sustentável de empresas e governos.

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados- CAGED, a contabilidade esteve entre as seis profissões de nível superior que mais contrataram em 2018 no Brasil, com quase 17 mil vagas abertas e preenchidas no mercado de trabalho.

Com o mercado aquecido, resta aos acadêmicos em Ciências Contábeis decidirem em qual área de atuação irão trabalhar. Você conhece as áreas de atuação da profissão contábil? Confira abaixo:

No Âmbito Empresarial

Planejador Tributário – Atua como orientador de processos tributários (ICMS/IPS e outros), bem como especialista em fusões, cisões e incorporações.

Analista Financeiro – Atua como analista de crédito, de desempenho financeiro, de mercado de capitais, investimentos e custos.

Contador Geral – Poderá se especializar em Contabilidade Rural, Hospitalar, Fiscal, Imobiliária, Hoteleira, Industrial, Securitária, de Condomínio, Comercial, de Empresas, Transportadoras, Bancárias, Pública, de Empresas sem fins lucrativos, de Empresas de Turismo, Mineradoras e Cooperativas.

Cargos Administrativos – Área Financeira, Comércio Exterior, CIO, CFO, Executivo, Logístico.

Auditor Interno – Auditoria Contábil, Auditoria de Sistemas, Auditoria de Gestão, Controle Interno.

Contador de Custos – Mensuração e Avaliação de Custos, formação de custos para empresas, custos industriais, Analista de Custos, Orçamentos, Custos do Serviço Público.

Contador Gerencial – Controladoria, Contabilidade Internacional, Contabilidade Ambiental, Contabilidade Estratégica, Accountability.

Contador Internacional – Especializado em legislação internacional; IFRS.

Autônomo

Auditor Independente – Atua com diversos tipos de auditoria; especialista em sistemas, tributos, custos.

Consultor – Expert em Avaliação de Empresas, Tributos, Comércio Exterior, Informática, Sistemas, Custos, Controladoria, Qualidade Total, Planejamento Estratégico, Orçamento.

Empresário Contábil – Escritório de Contabilidade, dentre outros.

Perito Contábil – Atua na fiscalização, arbitragem e mediação, tanto no âmbito judicial quanto extrajudicial.

Investigador de Fraude – Área em crescimento tanto no Brasil quanto no exterior.

No Âmbito Educacional

Professor – Leciona em Cursos Superiores, Cursos Especiais (in company, para concursos públicos); Carreira Acadêmica (mestre, doutor).

Pesquisador – Pesquisa autônoma (recursos públicos e/ou privados), fundação de pesquisa (FIPECAFI, FIA, FIPE), pesquisa para sindicatos, empresas, órgãos de classe e instituições de ensino.

Escritor – Há boletins e revistas que remuneram os escassos escritores contábeis. Produção de livros didáticos e técnicos; articulista contábil/financeiro/tributário para jornais e revistas; revisão de livros.

Parecerista – Docente e pesquisador com currículo notável, atuando com laudos periciais, causas judiciais envolvendo empresas, avaliação de empresas e outras questões contábeis.

Conferencista – Palestrante em universidade, empresas, convenções, congressos.

No Âmbito Público

Contador Público – Gerenciar as finanças de órgãos públicos.

Agente Fiscal de Renda – Agente ou auditor fiscal de municípios, estados e da União.

Diversos Concursos Públicos – Controlador de arrecadação, Contador do Ministério Público da União, Fiscal do Ministério do Trabalho, Banco Central, Analista de Finanças e Controle.

Tribunal de Contas – Controladoria, Fiscalização, Parecerista, Analista Contábil, Auditoria Pública, Contabilidade Orçamentária.

Oficial Contador – Policial Militar, Exército, contador e auditor com patente de general-de-divisão.

Curso de Ciências Contábeis a Distância

A Unipar é uma Universidade de verdade com mais de 45 anos de tradição no Ensino Superior, que se destaca pela excelência em qualidade de ensino, a capacitação e experiência do corpo docente e pela sua estrutura física.

Na modalidade EAD, oferecemos o Bacharelado em Ciências Contábeis, com duração de 4 anos e diploma com mesmo peso de uma Graduação Presencial. Nosso curso de Ciências Contábeis a Distância recentemente recebeu o reconhecimento do INEP/MEC com a nota máxima (nota 5), comprovando nosso compromisso com a qualidade dos cursos ofertados.

Além de todos os recursos educacionais oferecidos, destacamos a utilização dos softwares Account e Simulare, para simulação Contábil e de Gestão Empresarial, e o Capacita CFC, que é um projeto disponibilizado gratuitamente aos acadêmicos do curso para se prepararem para o exame de suficiência do CFC.

Matricule-se já no curso de Ciências Contábeis da Unipar EAD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *