Profissões do futuro: 5 carreiras que valem a pena investir

Compartilhe

Quais serão as profissões que terão mais destaque no futuro? Responder a essa pergunta com precisão não é uma tarefa fácil, pois o dinamismo do mercado de trabalho faz com que tudo esteja mudando a todo instante.

Entretanto, tendo em vista o desenvolvimento das profissões nas mais variadas áreas, é possível apontar alguns caminhos cuja tendência é de crescimento. 

A partir dos conhecimentos cada vez mais demandados no mercado, listamos aqui algumas carreiras nas quais vale a pena investir. Muitas delas ainda não possuem uma graduação formalmente instituída, mas grande parte do embasamento teórico pode ser obtido em cursos complementares.

1. Gestão de Big Data

A cada dia que passa, lidamos com quantidades cada vez maiores de informação. Ter acesso a grandes volumes de dados se tornou algo acessível, mesmo para empresas de pequeno e médio porte. Porém, o que faz a diferença não é o acesso aos dados, mas sim a competência para interpretá-los e tomar decisões a partir disso.

A área de gestão de big data é uma das mais promissoras nesse sentido. A demanda por profissionais que tenham capacidade de fazer esse tipo de análise é crescente. Um curso de graduação nas áreas de Gestão da Tecnologia da Informação ou Matemática pode proporcionar um embasamento sólido para atuação nesse campo do conhecimento.

2. Product Owner

A expressão “product owner” pode ser traduzida como “dono do produto”. Os profissionais que atuam nesse segmento são os responsáveis pelo gerenciamento de projetos, sejam eles relacionados a produtos ou serviços, desde a sua concepção até a implantação e acompanhamento no dia a dia.

A demanda por profissionais que sejam capazes de transformar ideias em serviços é alta e, acredite: falta mão de obra qualificada no mercado. Ter um sólido conhecimento em Administração ou em áreas relacionadas, como Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Processos Gerenciais são dois bons pontos de partida para investir nesse setor. 

3. Marketing Digital

A área de marketing digital não é apenas o futuro, mas também o presente. As interações via redes sociais e por meio dos serviços de streaming hoje já superam em muitos segmentos o impacto que mídias tradicionais como a TV e o rádio tiveram no passado. Conhecer os caminhos para se comunicar melhor com o público é fundamental para convencê-lo.

Em razão disso, os cursos de Marketing vêm passando por uma transformação radical. Cada vez mais é preciso pensar nas ferramentas online disponíveis. Elas ajudam as companhias a reduzirem os custos de comunicação e a serem mais eficientes em seus investimentos. Canais digitais como blog e e-mails estão em alta e requerem profissionais com expertise e conhecimento constantemente atualizado.

4. Telemedicina e atendimento a idosos

A pandemia de coronavírus provocará uma aceleração forçada no desenvolvimento de tecnologias ligadas à medicina e à saúde. O atendimento online de pacientes e a especialização em determinadas áreas será uma das consequências. Nos últimos seis anos, a população idosa cresceu mais de 26% no país. Grande parte disso se deve aos avanços da medicina: vivemos mais e melhor nos dias de hoje.

Cursos de especialização em áreas como a Gerontologia, por exemplo, terão possibilidades cada vez mais amplas. Para profissionais de saúde, como enfermeiros, médicos, nutricionistas, farmacêuticos e profissionais de Educação Física, buscar conhecimentos que tenham como foco a população idosa é um caminho promissor.

5. Meio ambiente e sustentabilidade

O público consumidor está cada vez mais exigente com relação à atuação das empresas na sociedade. Ele exige que elas se posicionem e se comprometam a cuidar do meio ambiente e a promover práticas sustentáveis. Essa realidade é relativamente nova para muitas companhias e muitas estão em busca de profissionais que as auxiliem no desenvolvimento de políticas como essas.

A especialização em áreas como Educação Ambiental e Sustentabilidade, Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável ou Perícia e Auditoria Ambiental são complementos importantes para profissionais de múltiplas áreas, como Administração, Comércio Exterior ou Marketing. Sem dúvida, trata-se de um campo cuja importância não para de crescer.

…..

Ainda que não seja possível prever quais serão as “profissões do futuro”, sabemos quais são as tendências e se antecipar a elas não é uma tarefa difícil. Realizar um Teste Vocacional pode te ajudar a entender suas habilidades e se preparar.

Na UNIPAR EAD você pode se aprofundar em várias dessas áreas online, sem precisar sair de casa. Consulte nossas opções de graduação e pós-graduação e comece hoje mesmo a construir o seu futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *