Posso fazer uma Pós-Graduação em uma área diferente da minha Graduação?

Quando você escolhe uma área de atuação e conclui um curso de graduação, isso não significa necessariamente que existe a necessidade de seguir o mesmo caminho pelo resto da vida. Aliás, uma das grandes vantagens do mundo acadêmico é a possibilidade de juntar diferentes conhecimentos e traduzi-los em novos caminhos.

Um profissional que se forma em Nutrição, por exemplo, pode muito bem precisar de conhecimentos administrativos que estão disponíveis em uma especialização em Marketing. Entretanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como funciona o processo de escolha de um curso de especialização. Neste artigo, tiraremos todas as suas dúvidas.

Posso fazer uma pós-graduação em uma área diferente da minha graduação?

Tecnicamente a resposta é “sim, pode”. Qualquer pessoa que tenha concluído um curso superior em uma universidade devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) está apta para cursar uma especialização. Entretanto, alguns cursos podem ter pré-requisitos específicos como forma de selecionar os alunos que possam ter maior afinidade com o tema.

Por exemplo, pense em um curso de especialização médica. Nesse caso, presume-se que o aluno já tenha um sólido conhecimento na área de saúde. Alguém que não está familiarizado nem mesmo com o básico sobre o assunto poderá ter dificuldades em acompanhar o ritmo e, portanto, as universidades costumam incluir algumas regras para aceitação do candidato.

Entretanto, em geral isso ocorre apenas quando falamos de especializações mais técnicas. Alguém que se formou em Medicina pode perfeitamente acompanhar aulas de Marketing ou Comunicação Empresarial. Nesse caso, considera-se que os conhecimentos são complementares e abrem novas possibilidades no campo de atuação.

Diversificar a área de atuação é benéfico para o currículo?

O mercado está sempre em busca de profissionais mais versáteis e flexíveis, com capacidade de se adaptar diariamente às novas tendências. Por isso, aqueles que têm a capacidade de utilizar os conhecimentos de outras áreas para aplicar em um determinado campo de atuação podem ter vantagens competitivas significativas no mercado.

Um profissional de saúde que conheça aspectos de marketing com um nível maior de detalhes poderá não só atingir um público-alvo mais amplo como também terá mais facilidade de encontrar soluções comerciais para viabilizar seus negócios. Já um economista com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior poderá atuar em instituições de ensino como consultor, e assim por diante.

Em resumo: ambos os caminhos são válidos. Não há problema algum em se especializar em um segmento relacionado à sua graduação, pois também há oportunidades para esses profissionais. No entanto, mudar os rumos ou conciliar áreas diferentes na especialização é mais comum do que se imagina e instituições de ensino superior com a Unipar já prepararam o currículo de alguns cursos tendo em vista um público mais amplo.

Conhecimento nunca é demais: a importância de seguir estudando

Independentemente da sua opção, seja ela seguir dentro da área de atuação ou respirar novos ares, o fato é que a escolha do curso de pós-graduação deve levar em consideração diversos fatores: entre eles, destacamos a familiaridade e o interesse que você tem no tema e as oportunidades que ele pode oferecer no mercado de trabalho.

Quando você consegue conciliar as duas coisas, o resultado é um currículo mais poderoso, atrativo para as grandes corporações e passível de receber remunerações maiores. Conhecimento nunca é demais e nada impede que você faça mais de uma pós-graduação. Como esses cursos costumam ser mais rápidos — em geral eles são concluídos entre 12 e 18 meses —torna-se mais simples buscar alternativas que sejam compatíveis com as suas perspectivas de carreira naquele momento.

Você já conhece os cursos de Pós-Graduação EAD da Unipar? São 25 opções de especialização subdivididas em áreas como Educação, Gestão e Negócios, Meio Ambiente e Saúde. Acesse o site da Unipar e informe-se sobre as condições de matrícula.