Por que tantos brasileiros não conseguem trabalho em suas áreas e como mudar isso?

Em um mercado de trabalho cada vez mais exigente, encontrar emprego na área de formação e começar a estruturar uma carreira sólida tem sido um grande desafio para uma boa parte dos brasileiros.

Alguns fatores, como uma qualificação de qualidade, experiência prévia na área e habilidades comportamentais são primordiais para se destacar em um processo seletivo e conquistar uma vaga para aplicar os conhecimentos adquiridos na universidade.

Por que tantos brasileiros não conseguem trabalho em suas áreas?

Embora a crise econômica e o alto índice de desemprego sejam fatores que colaboram para a falta de espaço no mercado de trabalho para os recém-formados, é importante frisar que uma grande parte dos formandos se concentra em 6 áreas específicas: administração, formação docente e educação, saúde, direito, engenharia e computação.

Isso faz com que não haja oportunidades suficientes para todos os milhares de alunos que se formam todos os anos, que possuem o objetivo de ocupar as mesmas funções dentro do mundo corporativo.

Como mudar este cenário?

Desenvolver algumas habilidades focadas em aumentar suas chances de entrar no mercado de trabalho, tanto técnicas quanto comportamentais, é uma ótima forma de ganhar destaque em meio aos concorrentes.

Ao escolher uma graduação, também é importante que o aluno procure focar nos cursos com maior taxa de empregabilidade, principalmente ligados a tecnologia, que está em alta com a transformação digital no país.

Confira algumas dicas de como conseguir emprego em sua área de formação!

1. Faça uma graduação que tenha tudo a ver com você

O primeiro passo para conquistar uma carreira de sucesso, é gostar do que se faz. Antes de ingressar em uma universidade, procure entender qual caminho quer seguir em sua jornada profissional, quais cursos se encaixam no seu objetivo e, por último, procure saber tudo sobre a atuação dentro da área escolhida, como as posições disponíveis no mercado, a faixa salarial e as possibilidades de crescimento.

Se ainda está em dúvida sobre qual profissão seguir, você pode fazer um teste vocacional para ajudar na tomada de decisão.

2. Aposte em cursos e projetos durante a faculdade

Além de se formar na graduação em uma universidade que prioriza a qualidade do ensino, procurar cursos para aprofundar o conhecimento e melhorar o currículo é uma excelente forma de demonstrar interesse pela profissão, aprender mais e ter mais chances no mercado de trabalho.

Envolver-se em projetos, iniciações científicas e estágios também pode ser uma estratégia interessante de adquirir experiência profissional e ganhar destaque nos processos seletivos, além de colocar os aprendizados na prática.

3. Tenha um currículo bem estruturado

Estruturar um bom currículo é essencial para chamar a atenção dos recrutadores e ter um diferencial em relação aos demais candidatos.

Além de manter os dados constantemente atualizados, principalmente as informações de contato (e-mail e telefone), você deve incluir suas experiências profissionais, cursos, extensões, principais habilidades, formação e o que julgar necessário para conquistar a vaga dos sonhos.

É importante não exagerar, portanto aplique um filtro no conteúdo do currículo e deixe apenas aquilo que acredita ser relevante para a posição para a qual está se candidatando.

Você também pode procurar sites especializados em recrutamento e fazer o seu cadastro, procurando por vagas que tenham a ver com o seu perfil e se candidatando direto pela plataforma.

4. Foque em desenvolver novas habilidades

Estudar e aprimorar seus conhecimentos é sempre uma ótima forma de ganhar pontos no mercado de trabalho.

Atualmente, boa parte das empresas procura por candidatos que tenham boas habilidades técnicas e, principalmente, comportamentais. Dentre as mais buscadas, estão:

• Comunicação eficaz
  • Pensamento criativo
  • Resiliência
  • Empatia
  • Liderança
  • Ética no trabalho

Por isso, procure desenvolver tais habilidades no seu dia a dia, colocando-as em prática dentro da sua área de atuação.

5. Procure vagas e empresas compatíveis com o seu perfil

Ao buscar por uma oportunidade de trabalho na sua área de formação, é preciso levar em consideração o que você espera de uma empresa e como pode contribuir para o crescimento da mesma.

É importante evitar se candidatar para vagas que afastem você do seu objetivo profissional, ou empresas que não priorizem os mesmos valores organizacionais que os seus — afinal, você está buscando uma oportunidade de estruturar uma carreira sólida.

6. Mantenha uma boa rede de contatos

Prezar por boas relações, tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal, é uma maneira eficiente para ser indicado para vagas dentro da sua área de formação.

Grande parte das empresas leva a indicação de seus funcionários como um fator importante na hora da contratação, além do currículo, formação e desempenho do candidato.

Sempre que possível, procure contar com o apoio de pessoas que conhecem sua conduta profissional e a qualidade do seu trabalho.

Transforme o futuro da sua carreira com a Unipar!

Uma formação acadêmica de qualidade é a porta de entrada para o mercado de trabalho.

Na Unipar, você conta com uma estrutura completa de ensino, com cursos atualizados para desenvolver um profissional altamente capacitado, além de um corpo docente conceituado e com metodologia multidisciplinar.

Confira as opções de cursos da Unipar e transforme a sua carreira.