Como montar um cronograma de estudos?

Compartilhe

Estruturar um cronograma de estudos é uma ótima tática para quem deseja otimizar o tempo de aprendizado e criar uma rotina para se dedicar aos conteúdos, garantindo o aproveitamento total das matérias revisadas e exercícios resolvidos.

Embora a dedicação total aos estudos seja uma meta importante para quem pretende fazer vestibulares, ENEM ou concursos públicos, passar intermináveis horas imerso em livros, cadernos, artigos e resumos pode não ser a melhor forma de atingir o resultado desejado.

Isso porque, para que a sua mente possa absorver os conteúdos com mais precisão, é essencial que você reserve alguns momentos para descansar, praticar autocuidado, realizar atividades rotineiras e dedicar um tempo de qualidade para a família e amigos.

Uma forma inteligente de aprimorar os estudos é montando um cronograma que faça sentido para o seu modelo de aprendizagem, com técnicas e processos fixos para melhorar a sua produtividade e ajudar você a mandar bem nas provas.

Quer saber como montar um cronograma de estudos? Confira as dicas que a Unipar separou para você!

1. Encontre um ambiente silencioso e iluminado para estudar

Contar com um local apropriado para focar no aprendizado é uma parte importante na criação de um cronograma de estudos.

Por isso, escolha um ambiente livre de sons e ruídos intensos, que não tenha distrações e não tire o seu foco durante as horas dedicadas aos conteúdos. Além disso, é importante priorizar a iluminação, optando por luz natural quando possível.

Outro ponto essencial é a ergonomia. Ter uma cadeira confortável e uma mesa que permita uma postura correta fará toda a diferença na hora de se dedicar aos estudos.

2. Defina uma rotina de estudos

O cronograma de estudos precisa ser adaptado ao seu dia a dia, com base no tempo que você tem disponível e nas atividades que já fazem parte da sua rotina.

Antes de definir as horas dedicadas ao aprendizado, certifique-se de que levou em consideração o modelo de rotina que você já possui, incluindo o tempo de deslocamento do cursinho para casa, por exemplo, e pense quais atividades já ocupam algumas horas específicas do seu dia, como refeições, esportes e afins.

3. Estabeleça a quantidade de horas dedicadas para o aprendizado

Ao estruturar a esquematização dos estudos, é importante considerar que você deve separar horas para as aulas presenciais/online ou grupo de estudos, anotações, resumos, exercícios e aprofundamento de conteúdo.

Com base nisso e na definição da rotina de estudos, é hora de separar o tempo dedicado para cada etapa do aprendizado, realizando o mesmo processo para todas as matérias.

4. Lembre-se de reservar um tempo para você

A rotina de estudos, embora essencial para atingir seus objetivos em provas e concursos, também pode ser exaustiva.

Reservar um tempo para descanso, lazer, encontro com amigos e atividades que façam você relaxar é uma das partes mais importantes do processo de aprendizado, pois o cansaço pode prejudicar a concentração nos estudos.

Aos finais de semana, procure dedicar ao menos 50% do tempo para descansar e passar um tempo de qualidade com as pessoas que você gosta — uma mente relaxada absorve os conteúdos com muito mais facilidade e agilidade.

5. Descubra novas técnicas de produtividade nos estudos

Existem algumas técnicas e métodos de estudos que foram desenvolvidos para potencializar o aprendizado e ajudar a assimilar de forma completa um conteúdo.

Dentre as técnicas mais conhecidas, estão:

Mapas mentais: o mapa mental é uma técnica de criar um diagrama com palavras, ícones, flechas e elementos de destaque, com a finalidade de tornar a visualização mais lógica. De forma geral, é um resumo prático dos principais temas estudados, e pode ser um excelente método para quem possui uma memória visual aguçada.

Estudo mnemônico: o termo “mnemônico” é relativo a memória, e é uma ótima técnica para facilitar a memorização, principalmente de fórmulas, conceitos e tópicos específicos. Para colocar esse método em prática, é importante que o conteúdo seja associado a palavras-chave. Se você precisa fixar uma fórmula de Física para calcular a pressão de líquidos e gases (P x v = n x R x T), por exemplo, você pode decorar a frase “Por Você Não Roubarei Tâmaras”.

Método Pomodoro: essa técnica é focada em melhorar a capacidade de concentração, que consiste em reservar um tempo para os estudos, sem interrupções, e um tempo para descanso. Você pode estudar por 30 minutos, por exemplo, e descansar 5. Ao final de 2 ciclos de estudos de 30 minutos, totalizando 1 hora, descanse 15 minutos — e assim sucessivamente.

6. Estruture o conteúdo programático das matérias

Separar quais disciplinas precisam ser estudadas e quais os conteúdos dentro de cada uma delas é um ponto essencial para montar um cronograma de estudos bem estruturado. 

Para isso, foque em quais matérias você precisa se dedicar, quais são os principais conteúdos que contemplam cada uma delas e inclua esses tópicos dentro do seu cronograma de estudos.

A sua graduação está na Unipar!

A Unipar conta com 70 opções de cursos EaD, com a mais alta qualidade de ensino e materiais desenvolvidos por conceituados professores. 

Se você está estudando para o vestibular e quer ingressar em uma graduação com nota máxima no MEC, que prepara você para o futuro do mercado de trabalho, conte com a Unipar!

Confira os cursos disponíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *