4 técnicas para aprender e memorizar mais os conteúdos nos estudos a distância

Compartilhe

E quando se fala em estudos a distância — seja em cursos EAD, seja para quem estuda individualmente em casa —, encontrar modos para auxiliar na fixação e aprendizado pode ser mais um desafio, logo que nem sempre é simples sanar as dúvidas que surgem.

Existem algumas técnicas para aprender que são, inclusive, pesquisadas pela ciência. Elas prometem otimizar a fixação do conteúdo, gerando resultados mais rápidos ou mais efetivos, sobretudo para aquelas disciplinas ou conteúdos considerados difíceis pela maioria dos alunos e alunas.

Apesar disso, a única maneira que, de fato, funciona para descobrir a melhor maneira de estudar é testá-las. Com isso, cada estudante avalia se o processo e a metodologia foram eficientes, já que o aprendizado pode ocorrer por diferentes métodos.

Confira algumas para auxiliar no bom aprendizado para quem estuda em casa:

1.Organize o ambiente e a rotina para os estudos

Dar atenção à organização do espaço físico e da própria rotina é indispensável para quem estuda a distância. Ter um ambiente organizado e dedicado aos estudos, auxilia na concentração para a leitura e compreensão do conteúdo.

Em geral, essa é uma das dicas básicas, mas que faz bastante diferença ao longo do curso, sendo determinante para a compreensão e fixação de conteúdos. Por isso, ao estudar em casa, organize o ambiente.

O local de estudos deve proporcionar uma estrutura adequada. Para as aulas a distância, em geral, é necessário haver computador, acesso à internet ou ao material didático, bem como uma estrutura confortável, como uma mesa de estudos.

A má postura, além de causar dispersão, pode desencadear problemas futuros. Porém, o conforto excessivo também pode ser uma armadilha — ou seja, estudar na cama ou no sofá, por exemplo, faz com que seja bem fácil perder o foco.

Outros aspectos, como iluminação adequada e silêncio são indispensáveis também.

2.Tenha horários fixos ou uma rotina de estudos

A organização da rotina é importante não apenas para seguir os estudos dentro dos prazos corretos, mas também para criar um hábito mental. Isso facilita o aprendizado, fazendo com que seja cada vez mais fácil concentrar-se e manter o foco durante aquele horário.

Muitas pessoas optam pela modalidade a distância exatamente por não conseguirem manter horários fixos para dedicar às aulas.

Nesse caso, se possível, vale montar um cronograma semanal com um tempo fixo de dedicação às disciplinas. Também é interessante separá-las por dias da semana, caso seja possível.

Por exemplo, mesmo que a rotina de estudos intercale aulas em horários e dias diferentes, o ideal é manter uma rotina de 1 hora de estudos, 3 vezes por semana — respeitando essa 1 hora.

Também é importante distribuir o estudo. Não adianta ler ou fazer exercícios muitas horas por dia, sobretudo se isso for para compensar muitos dias sem pegar nos livros.

Além de levar à exaustão mental, o processo de aprendizado não ocorre dessa forma — sendo mais efetivo investir em algumas horas de concentração ao longo da semana.

3.Teste diferentes táticas de fixação

Existem inúmeras táticas de aprendizado que prometem facilitar a fixação. Antes de tudo, vale lembrar que fixar um conteúdo não é, necessariamente, entendê-lo.

Para que algo seja efetivamente aprendido, é preciso haver a compreensão do teor do conteúdo, e isso só ocorre por meio de estudos e aprofundamento. Quanto mais tempo for dedicado a alguma coisa, melhor será a sua fixação.

Porém, algumas coisas podem ser feitas para auxiliar na memorização de conceitos teóricos, fórmulas ou temas de alguma disciplina. Entre elas:

Faça resumos

Após ler ou ter o primeiro contato com o conteúdo a ser aprendido, faça um resumo dos pontos-chave da matéria. Além de dar uma visão central do conteúdo, os resumos servem para consultas futuras, tornando mais simples recordar sobre o que é aquela aula.

Nessa hora, a organização também é importante. Então, separe uma pasta no computador ou um caderno para fazer as anotações.

Vale recorrer à tática de grifar ou sublinhar texto e até formular perguntas dentro do contexto, se isso mostrar-se efetivo.

Os fichamentos — que são um tipo de resumo — ajudam bastante na hora de separar textos importantes. Essa, aliás, é uma ótima tática para quem ainda irá passar por trabalhos de conclusão de curso (TCC) ou precisa fazer artigos.

Após ler e compreender o teor da aula, vale fazer uma explicação com as próprias palavras, trazendo pontos relevantes do tema.

Retome o conteúdo

Em uma segunda etapa, é possível amplificar os conceitos da aula e aprofundar a explicação. Ou seja, a partir do resumo feito, vale elaborar questões, focar em pontos específicos e buscar outras referências que complementam o que foi abordado na aula.

Buscar outros recursos técnicos de aprendizado também pode auxiliar. Em geral, os materiais EAD dispõem de links, vídeos, imagens e explicações para dar todo o suporte aos alunos. Porém, caso haja interesse, vale aprofundar o conhecimento com outros vídeos, estudos de caso, textos e até explicações com recursos visuais que abordam de outras maneiras o conteúdo.

Explique para outra pessoa

Uma das técnicas para aprender e memorizar que auxilia de fato na fixação de um conteúdo é explicá-lo para outra pessoa — ou mesmo fazer uma aula para si mesmo(a). Isso já constitui um processo completo de aprendizado, logo que, para pode ensinar a alguém, é preciso dominar o conteúdo.

Então, vale organizar uma apresentação sobre o tema — com todos os recursos didáticos que sejam necessários —, como se fosse uma aula mesmo.

4.Cuide da saúde e respeite os seus limites

Existe um bom motivo para que os estudos sejam feitos continuamente — o cérebro precisa de tempo para assimilar o que aprendeu. Ou seja, estudar poucas horas antes de uma prova, por exemplo, faz com que o que foi lido seja esquecido rapidamente.

Portanto, entre as dicas para melhorar a memória está a organização antecipada dos estudos. Com algumas horas por semana, fica bem fácil apreender e fixar, de fato, o conteúdo.

Mas nem apenas de horas de leitura se faz um bom conhecimento. É preciso investir em alimentação balanceada, boa hidratação, atividades físicas e sono regulado. Esses fatores, juntos, promovem melhor o raciocínio e concentração, ajudando na fixação dos conteúdos.

Prefira alimentos leves antes de começar a estudar, mas evite passar longas horas sem comer — aliás, vale fazer um intervalo para comer uma fruta, por exemplo. Manter a garrafinha de água próxima é essencial, logo que a desidratação prejudica muito a concentração.

Por fim, uma boa noite de sono ajuda a fixar as informações, relaxar e revigorar as energias para os próximos dias.

Anotar trechos, grifar textos, escutar explicações ou olhar imagens — existem várias dicas de concentração e fixação. Por isso, a melhor forma de saber o que funciona melhor é testar. Mas, independente da forma, é a rotina de estudos que promove a compreensão dos conteúdos de forma efetiva.

_____

Você já conhece os cursos EAD da Unipar? São mais de 40 opções de graduação e 25 de pós-graduação na modalidade EAD, voltados para as mais diversas áreas do conhecimento. Veja como é cômodo estudar em casa com professores altamente qualificados e sem precisar comprometer o seu orçamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *