Como estudar on-line? Conheça 5 dicas para tirar o máximo de proveito de uma Graduação ou Pós-Graduação EAD

Compartilhe

Com a popularização da Educação a Distância, ano após ano, acompanhamos um crescimento significativo no número de alunos matriculados nessa modalidade. Todavia, é preciso compreender que, mesmo com a flexibilidade nos horários e a possibilidade de acessar as aulas e conteúdos onde estiver, a EAD demanda um perfil de aluno com maior dedicação e disciplina.

Os cursos de EAD dão mais flexibilidade e mobilidade ao estudante, enquanto a modalidade presencial oferece uma vivência acadêmica mais imersiva.

Para auxiliá-lo na sua jornada acadêmica que se inicia, separamos 5 dicas de como estudar on-line e aproveitar ao máximo sua Graduação ou Pós-Graduação a Distância. Confira:

1) Conheça o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem)

O AVA é sua sala de aula virtual. Através dele, você terá acesso aos materiais de autoestudo e às atividades de tutoria que possibilitarão o desenvolvimento de competências necessárias para o exercício da profissão escolhida, e poderá entrar em contato com os professores, por meio dos tutores, para tirar eventuais dúvidas. Através do AVA também podem ser solicitados diversos serviços e informações de cunho acadêmico e financeiro, através da Secretaria Acadêmica Virtual.

Ao acessar o AVA pela primeira vez, procure pelas abas “Tutoriais & Metodologia” e “Conheça o seu Curso” para acessar os tutoriais e se informar sobre todas as funcionalidades do AVA, além de conhecer a metodologia do seu curso. Caso tenha alguma dúvida, os tutores estão a disposição para ajudar.

2) Disciplina

Tão importante quanto conhecer as ferramentas e recursos disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem, é acessá-lo regularmente. Estabeleça uma rotina de estudos e respeite esse momento. Pode ser quando você voltar do trabalho, pela manhã: escolha o que melhor se adapta a sua rotina. Determine também uma quantidade de horas para dar continuidade aos seus estudos, fazer pesquisas e possíveis trabalhos. Planejamento é fundamental para a organização, e foco é fundamental para manter a rotina de estudos.

3) Organização do Ambiente de Estudos

Procure um ambiente onde você tenha total silêncio durante o período de estudos, que ninguém vá te interromper ou provocar distrações. É preferível que você tenha boa iluminação neste ambiente, e que ele seja bem arejado.

Mesmo utilizando o computador ou outro dispositivo portátil para estudar, a melhor forma de fixar bem o conteúdo é escrevendo, portanto é indispensável ter sempre em mãos caneta, lápis, caneta marca texto, cadernos e outros materiais de apoio que você possuir.

4) Evite Distrações

Como é inevitável na modalidade de Educação a Distância, você utilizará um computador ou outro dispositivo para acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Para evitar distrações, mantenha os aplicativos de troca de mensagens fechados e desconecte-se de seus perfis nas redes sociais.

Estudar ouvindo música também pode provocar desatenção, portanto não é recomendado. Este é o seu momento de estudos, respeite-o.

5) Planejamento

Faça um cronograma: utilize o calendário acadêmico e programe suas atividades. A dica aqui é visualizar todo o material e as tarefas que você precisa fazer e dividir em grandes grupos, subdividindo cada grupo em etapas.

Desenvolvendo cada item pouco a pouco, você não perde o prazo e vê o resultando da eficiência no momento, o que é algo que inspira uma maior concentração.

Todo esforço vale a pena: tenha foco na conquista do seu diploma. Não existe limite ou distância para seus sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *