UNIPAR apoia realização do Encceja 2019

Exame acontece no dia 25 de agosto e certifica estudantes que não concluíram os ensinos Fundamental ou Médio.

No próximo dia 25 de agosto, acontecem as provas do Encceja 2019. O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é uma iniciativa que permite a estudantes que não concluíram os ensinos Fundamental e Médio de obter um diploma por meio da realização de uma prova.

Os candidatos inscritos devem ficar atentos à página oficial do Encceja 2019, pois lá serão divulgados os locais de prova. O exame, é claro, conta com o apoio da UNIPAR e a obtenção de um diploma do Ensino Médio pode ser o primeiro passo na busca por uma graduação no futuro.

Por dentro do Encceja 2019

As inscrições para o Encceja 2019 já estão encerradas e as provas ocorrerão no próximo dia 25 de agosto. Os candidatos inscritos podem esprocolher se desejam obter a certificação para o Ensino Fundamental ou para o Ensino Médio.

No caso do Ensino Fundamental, é imprescindível que o candidato tenha no mínimo 15 anos completos na data de realização das provas. Já para o certificado do Ensino Médio a idade mínima é de 18 anos completos na data de realização das provas.

Ainda, no caso dos candidatos ao certificado do Ensino Médio, não é necessário apresentar um documento que comprove a conclusão do Ensino Fundamental.

Como estudar para o Encceja 2019?

Para os candidatos a um certificado de conclusão do Ensino Fundamental são aplicadas quatro provas:

• Prova I: Ciências Naturais
  • Prova II: Matemática
  • Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação
  • Prova IV: História e Geografia

Já para os candidatos a um certificado de conclusão do Ensino Médio, que uma vez obtido dá direito a iniciar posteriormente uma faculdade, as quatro provas são as seguintes:

• Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Prova II: Matemática e suas Tecnologias
  • Prova III: Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação
  • Prova IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias

Cada uma das provas possui 30 questões, além da redação. Todas as questões são de múltipla escolha, com quatro alternativas. Cada prova vale 200 pontos e, para ser aprovado, o candidato precisa somar um mínimo de 100 pontos em cada uma delas (ou seja, 50% de aproveitamento). O mesmo critério vale para a prova de Redação.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) é o responsável pela organização da prova. A entidade disponibiliza para download gratuito um material completo sobre todas as disciplinas. Basta estudar por meio desses materiais para realizar as provas.

Divulgação dos resultados do Encceja 2019

Ainda não há uma data oficial de divulgação dos resultados do Encceja 2019. No entanto, após a realização da prova, os candidatos devem ficar atentos à página oficial do Encceja 2019, pois é por lá que será possível consultar individualmente os resultados.

Se o candidato obtiver a nota mínima requerida em todas as provas, então estará apto a solicitar o seu certificado. Para isso, basta imprimir o comprovante que será disponibilizado e entrar em contato com a unidade da Secretaria Estadual de Educação indicada no momento da inscrição.

No caso dos estudantes que obtiverem um certificado de conclusão do Ensino Médio, eles estarão aptos a prestar vestibular para qualquer um dos cursos de graduação, presenciais e a distância, da UNIPAR.