EAD, Semipresencial ou Presencial? Conheça as Diferenças

Para ingressar no Ensino Superior com o pé direito, além da escolha do curso ideal, é preciso estar atento(a) a qual modalidade de ensino é mais adequada para sua rotina.

Cada modalidade tem as suas vantagens e são indicadas para tipos diferentes de estudantes. Por isso, é preciso avaliar os seus hábitos antes de decidir em qual modalidade ingressar.

Como são os cursos EAD?

As atividades pedagógicas dos cursos ofertados na modalidade de Educação a Distância acontecem, principalmente, por meio da Internet, mediante a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Nesse modelo, a presença do aluno no polo de apoio é obrigatória somente para a realização das provas presenciais, a cada 5 semanas.

Como são os cursos Semipresenciais?

Conhecidos também como cursos híbridos, os cursos semipresenciais combinam características da EAD com o ensino presencial.

Um curso é considerado semipresencial quando até 20% da sua carga horária é ofertada de forma não presencial, ou seja, a distância (Portaria nº 1.134, de 10 de outubro de 2016).

Como são os cursos Presenciais?

Na modalidade presencial, é necessário que o estudante realize as atividades e avaliações na própria instituição, que podem acontecer em diferentes períodos do dia e todos os dias da semana. Por tal motivo, o contato com professores e colegas é mais próximo.

A carga horária costuma ser mais puxada, já que a presença física em horários e locais pré-estabelecidos é obrigatória.

Principais diferenças entre as modalidades:

Provas e Atividades

No ensino presencial, as avaliações e atividades acontecem obrigatoriamente de forma presencial e na instituição de ensino. Na EAD, as atividades podem ser disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, assim como na modalidade semipresencial. Todavia, as avaliações são sempre presenciais, realizadas no polo EAD da IES em que o aluno está matriculado.

Aulas

Nos cursos EAD, as aulas são gravadas pelos professores e os alunos podem acessá-las em qualquer dia ou horário – assim como nas disciplinas EAD dos cursos semipresenciais. No caso do presencial os estudantes assistem as aulas na faculdade, juntamente com os colegas.

Interação

A interação entre alunos e professores na modalidade presencial é maior, pois os momentos de interação acontecem diariamente nos campi da IES. O semipresencial também possibilita maior convivência, mas com menor frequência em relação ao ensino presencial. Na EAD, essa interação é menor, pois os compromissos presenciais são mais raros que nas demais modalidades.

Gastos

Os cursos semipresenciais são ligeiramente mais baratos que os cursos presenciais, por conta das disciplinas EAD ofertadas nessa modalidade. Para os cursos presenciais, como a presença diária na Instituição de Ensino é obrigatória, além da mensalidade, o aluno terá um gasto extra com transporte e alimentação. Já na EAD, esse custo é bem menor, já que os encontros presenciais obrigatórios são realizados com menor frequência, dispensando a presença física do aluno nos polos ou campi da IES.