Study with me: conheça essa tendência que ajuda a manter o foco no estudo a distância

Uma das grandes frustrações de quem estuda em casa é a sensação de estar sozinho em muitos momentos. De fato, o estudo em muitas ocasiões é uma missão solitária e em tempos de pandemia algumas pessoas podem se sentir ainda mais desconfortáveis com isso.

Se você se enquadra nesse grupo, não se preocupe: você não está sozinho. Pensando nisso, algumas pessoas tiveram a ideia de utilizar a internet como uma forma de motivar aqueles que têm dificuldade em se concentrar. Assim nasceu uma técnica chamada “Study with me” – ou “estude comigo”, em tradução direta.

Vamos conhecer um pouco mais sobre essa iniciativa e descobrir como ela pode auxiliá-lo a se concentrar mais e a mantê-lo motivado para estudar em casa.

Estude comigo: como funciona essa técnica

A proposta do “Study with me” é bastante simples: os praticantes desta técnica gravam vídeos de si mesmo durante os estudos e compartilham nas redes sociais. Esses vídeos podem vir acompanhados de músicas instrumentais suaves ou até mesmo serem editados seguindo técnicas de produtividade como o Método Pomodoro.

A ideia é que as pessoas tenham o vídeo de alguém estudando como companhia e não se sintam sozinhas nesse momento. A proposta surgiu no Japão e se difundiu nos Estados Unidos. Aos poucos os brasileiros também têm contato com essa proposta. Assim como o vídeo acima, basta pesquisar por “study with me” no YouTube para se deparar com centenas de conteúdos do gênero.

Alguns canais chegam a programar lives, ou seja, sessões de estudo transmitidas em tempo real. A audiência desses vídeos é grande e alguns chegam a ultrapassar um milhão de visualizações, em uma prova de que muitas pessoas têm encontrado nesta alternativa uma companhia para os momentos de concentração.

Aumentando a produtividade e a concentração

Quando se trata de analisar técnicas de estudo, é importante que você faça o teste por conta própria, pois cada pessoa se dá melhor com um tipo de atividade. Sua forma de aprendizagem pode ser visual, auditiva ou cinestésica e há como explorar essas características para ser mais produtivo.

Porém, aqueles que praticam o “study with me” relatam que a técnica os ajuda a estudar de forma mais concentrada, sem interrupções externas e agradável. O simples fato de perceber que há mais alguém ali fazendo a mesma coisa que você durante um determinado período, ainda que de forma inconsciente nos traz uma espécie de apoio emocional.

Você pode comparar essa premissa com a ideia que muitas pessoas têm de manter a TV ligada para ter algum som ambiente. Essa iniciativa quebra a monotonia e evita que as pessoas que têm mais dificuldade em se concentrar divaguem e se percam durante os estudos. É claro, como toda técnica, ela também se baseia no hábito: é somente tentando várias vezes que você descobrirá se ela funciona ou não para você.

Ensino a distância: tire proveito dessa metodologia flexível

Em se tratando de cursos de graduação, não há diferença em termos de validade de diploma de um curso presencial para um curso online. O mercado de trabalho, por buscar profissionais proativos, organizados, disciplinados, autônomos e gestores de seu tempo, características estas essenciais para um estudante da modalidade EAD, acaba convergindo suas exigências com as características dos acadêmicos do EAD.

Por essa razão, recorrer a essa modalidade pode ser uma ótima alternativa para quem está buscando aprimorar o currículo, mas ainda tem algum receio de não se dar bem estudando em casa. A metodologia de ensino EAD da Unipar prevê muita interatividade entre os estudantes e os professores, com a mesma carga de conteúdo que você receberia se estivesse frequentando as aulas presencialmente.

Tire vantagem da flexibilidade de horários e das múltiplas possibilidades que o ensino a distância oferece. A Unipar EAD oferta mais de 40 cursos de graduação e 25 de pós-graduação EAD para você escolher e começar hoje mesmo a construir seu futuro profissional.