O que é a Técnica Pomodoro e como usar para otimizar o tempo de estudo?

Qual é a metodologia que você utiliza para estudar em casa? Uma das maiores dificuldades relatadas pelos estudantes, sejam eles do ensino presencial ou do EAD, é como estudar em casa sem perder a concentração. Afinal, quando estamos em nossa residência, há muitas distrações para nos tirar do foco.

Porém, se você recorrer a determinadas metodologias, é possível tornar as suas horas de estudo mais produtivas. Não se trata de dispender mais tempo, mas sim de se distrair menos e conseguir ter melhores resultados. Poucas ferramentas se mostraram tão eficientes quanto a Técnica Pomodoro, criada há mais de 30 anos. Vamos aprender como utilizá-la para ser mais produtivo nos estudos?

Técnica Pomodoro: como ela funciona?

A Técnica Pomodoro é uma criação do italiano Francesco Cirillo e apareceu pela primeira vez no final da década de 80. No livro “The Pomodoro Technique” o autor se baseou em um popular cronômetro em forma de tomate [a palavra “pomodoro” significa “tomate” em italiano] que era vendido nas lojas italianas para criar um método que é utilizado até hoje.

A ideia é muito simples: cada Pomodoro tem duas horas de duração subdivididas em quatro tempo de 30 minutos. A técnica consiste em trabalhar por 25 minutos, sem interrupções, e descansar por 5 minutos. Repita essa ação quatro vezes para completar um Pomodoro. Importante: o descanso deve ser respeitado, mesmo que você não tenha concluído a tarefa.

Para contar o tempo você pode utilizar um simples cronômetro, como o do seu celular, ou recorrer a aplicativos gratuitos como o Pomodoro Timer Lite, o Pomodoro Timer, o Pomodoro Smart Timer ou o Goodtime. Porém, um simples relógio sem essa ferramenta específica já é suficiente para que você assuma o controle das tarefas que faz durante esse período.

Por que a Técnica Pomodoro é eficiente?

Otimizar o tempo de estudos ou de trabalho. É esse o maior benefício proporcionado pela Técnica Pomodoro. A ideia é que quem o aplica tenha consciência de que não se trata da quantidade de horas que faz a diferença, mas sim a qualidade. Em outras palavras, provavelmente você obterá melhores resultados se estudar concentrado por duas horas do que passar quatro horas desconcentrado diante dos livros.

Além disso, o método leva em consideração a possibilidade de fragmentar grandes tarefas em pequenos trabalhos, tornando-as mais “acessíveis”. Muitas das pessoas que procrastinam tendem a fazê-lo por conta da complexidade das tarefas. As atividades menores e mais rápidas são feitas primeiro, enquanto as maiores e mais demoradas vão ficando para depois.

Por fim, a Técnica Pomodoro é também uma forma de superar a falta de concentração. Quanto maior o tempo dispendido em uma tarefa, mais difícil é manter a concentração por períodos mais longos. Isso não acontece com os pequenos intervalos. Assim, é possível ser mais produtivo estudando ou trabalhando intensamente durante 25 minutos do que durante 2 horas.

Os intervalos para descanso são fundamentais

À medida que estudamos ou realizamos qualquer tipo de tarefa, ficamos mais cansados e, quanto mais cansados, menor é o índice de concentração. Para evitar que esse problema aconteça, o grande “segredo” da técnica são os intervalos de descanso. O autor sugere que você aproveite esses cinco minutos para, de fato, distrair a cabeça com outras atividades. É o momento de ir ao banheiro, tomar um café ou mesmo responder às mensagens no celular.

Além disso, há outro ponto importante: toda vez que você for interrompido, anote o tempo que ela demorou. Essas interrupções podem ser influenciadas por fatores internos (por exemplo, digamos que você se disperse durante uma leitura) ou externos (quando alguém chama e você precisa atender).

A partir do momento que você descobre quais são as ações que mais o interrompem ao longo do dia fica mais fácil trabalhar para eliminá-las da sua rotina.

…..

Os alunos da Unipar EAD recebem dicas como essas e muitas outras para que possam ser mais produtivos nos seus estudos em casa. São mais de 40 opções de cursos de graduação e 25 de pós-graduação à disposição. Conheça todas essas alternativas e descubra como pode ser produtivo estudar a distância, estudando onde e como você quiser.