4 Dicas para criar e manter uma rotina de estudos

Compartilhe

A maioria das pessoas costuma fazer uma programação de estudos que inclui diversas disciplinas, livros, apostilas, conteúdos… Poucas são as que percebem que numa rotina de estudos é necessário não só determinar os horários e matérias a serem vistas, mas também o tempo de descanso, que é bastante diferente das interrupções aleatórias que fazemos ao longo dos estudos.

Enquanto as interrupções aleatórias acontecem a qualquer momento e nos tomam um tempo que poderia ser útil para dar continuidade ao conteúdo, os tempos de descanso servem para que possamos relaxar e dar tempo ao cérebro pra que ele possa absorver todas as informações recebidas nas últimas horas.

Como organizar, então, o tempo de estudo?

Controle os imprevistos: É claro que às vezes imprevistos acontecem e surgem oportunidades inesperadas de sair com os colegas e relaxar de diversas maneiras. Não estamos dizendo que você deve negar todos os convites de última hora que receber, mas procure estabelecer limites para eles e controlar o tempo que cada um levará.

Não planeje rotinas exageradas: Mais valem 4 horas bem estudadas do que 8 horas sem que se saiba exatamente o que está sendo visto. Portanto, não monte rotinas exageradas, daquelas em que você abordaria dez disciplinas diferentes em um dia. Seja realista e sincero consigo mesmo: planeje aquilo que sabe que será capaz de cumprir.

Descansar é importante: Planeje descansos que realmente irão te ajudar, levem o tempo que for. Não se sinta mal caso eles tenham que ser mais longos do que os dos seus amigos, pois cada um tem o seu próprio ritmo de aprendizado.

Tudo tem seu tempo: Caso você não saiba qual é a rotina ideal pra você, não se desespere. Geralmente demoramos um tempo até que consigamos perceber o que somos capazes de fazer. E, por mais difícil que pareça manter esse hábito, esforce-se. Do mesmo jeito que nos condicionamos a passar horas sem fazer nada, também é possível nos condicionarmos a sermos produtivos. Tudo é questão de tempo e persistência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *