Gestão Pública: Entendendo a carreira

Compartilhe

É comum se perder quando o assunto é gestão pública. Nos últimos meses, eclodiram diversas manifestações populares no país repudiando a atuação do governo no que diz respeito à corrupção e à má administração pública. Entre tantos protestos, é comum dar de cara com questionamentos quanto à maneira como os políticos, especialmente a nossa presidente, controlam uma crise e ao trabalho que exercem nos cargos que ocupam.

A gestão pública está relacionada à administração do Estado, tendo foco os interesses da população. Parte desses profissionais a iniciativa para organizar táticas governamentais que atendem as necessidades da comunidade por meio da prestação de serviços.

Os gestores públicos exercem papel de suma importância quanto aos assuntos políticos e administrativos do Brasil, o que os fazem também serem chamados de administradores públicos. É por meio deles que se prevê a maior participação da sociedade nas decisões para atingir um bom governo, sem se esquecer da ética.

Mas afinal, o que faz um gestor público?

O Brasil está em processo de internacionalização política, socioeconômica e ambiental, o que torna o trabalho nesse setor um pouco complexo. Os gestores públicos entram em cena como o personagem principal para lidar com as transformações sociais e parte deles a reorganização dos processos que tragam mudanças ao país. Em episódios como os protestos no Brasil, em que a gestão pública foi contestada, eles precisam reaver as estratégias de administração para melhorar a qualidade de vida da população, por meio de orçamentos e controles políticos.

Ao contrário do gestor privado, que busca as melhores soluções para o cliente, o gestor público tem o trabalho focado em interesses sociais, tais como impostos, serviço público e cidadania, algumas vertentes que essa área pede que o profissional domine. Quem realmente quer ingressar nessa carreira, ela exige uma visão global de tudo o que acontece, não só no Brasil, como em outros países. Inclusive, ela exige a capacidade de estabelecer planos, metas, orçamentos, programas e ações.

Para os apaixonados em administração e direito, essa profissão pode ser ideal. A EAD Unipar oferece a graduação em Gestão Pública, com duração de 2 anos. Faça já sua inscrição e comece a estudar em Maio!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *