A importância da formação superior como vantagem na empregabilidade no Brasil

Compartilhe

Qual é a sua principal expectativa quando busca um curso de ensino superior? Para grande parte dos brasileiros, a possibilidade de concorrer a vagas mais qualificadas e com salários mais altos é o que mais os motiva a escolher uma graduação e se dedicar alguns anos a ela.

De acordo com o estudo Educatios at a Glance 2017, realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 60% dos adultos que tiveram acesso ao ensino superior recebem um salário, em média, duas vezes maior do que aqueles que não têm uma graduação.

Essa constatação não é por acaso: ainda que se cobre dos candidatos outras características como proatividade, dinamismo, vivência de outras culturas, domínio de um segundo idioma ou capacidade de trabalhar em equipe, a conclusão de um curso superior ainda é um pré-requisito valorizado pelas grandes empresas.

Graduação: pré-requisito para concorrer

Mesmo antes da pandemia de coronavírus, o índice de desemprego no Brasil era considerado alto. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (Pnad-C), realizada pela Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 11,9% da população com idade ativa, o que corresponde a aproximadamente 12,6 milhões de pessoas, estavam desempregadas.

Com tanta mão de obra disponível, é natural que as vagas que sejam ofertadas atraiam um grande número de candidatos. Uma forma de filtrar os mais preparados é recorrendo a alguns pré-requisitos. Entre eles, certamente a conclusão de um curso de graduação e a experiência profissional são itens essenciais considerados pelas empresas.

Em outras palavras, isso significa que não basta apenas demonstrar o seu potencial. É preciso comprovar que você já passou por uma instituição de ensino superior e está familiarizado com a formação acadêmica. Presume-se que aqueles que tiveram essa experiência estão mais preparados para a etapa profissional do que os que não passaram por esse período de formação.

Salários mais atrativos no serviço público

Uma regra similar se aplica ao serviço público. Ainda que a descrição da função não peça especificamente para que um profissional aplique somente os conhecimentos que ele aprendeu em sala de aula, muitas das vagas que oferecem uma remuneração maior são destinadas a aqueles que comprovarem ter feito um curso de graduação – seja ele qual for.

Aos olhos dos órgãos públicos, a formação contínua – graduação, pós-graduação, mestrado e assim por diante – é vista como uma forma de progressão na carreira. Em muitas instituições há benefícios salariais para os profissionais que seguem aperfeiçoando o currículo mesmo depois de formados, em uma prova que os cursos superiores são ainda muito valorizados pelo mercado.

Uma régua cada vez mais alta

A tecnologia faz com que novos cargos surjam todos os dias, enquanto antigas profissões se adaptam ou deixam de existir. Aqueles que possuem uma formação superior, ou seja, que concluíram um curso de graduação, têm uma visão mais ampla de mercado dentro de suas respectivas áreas, o que pode facilitar a recolocação em funções similares ou que requeiram maior especialização.

O mesmo estudo da OCDE indicou que apenas 21% dos brasileiros com idade entre 25 e 34 anos concluíram um curso superior. Apesar de o índice ser considerado baixo – é a média mais baixa entre os países da América Latina analisados no estudo –, desde 2008 houve um aumento nesse percentual: há pouco mais de uma década ele era de 18%.

Colocando esse dado em perspectiva, é fácil notar o quanto uma graduação pode fazer diferença no mercado na hora de buscar uma colocação: ao concluir um curso superior, automaticamente você entra para uma lista seleta de profissionais qualificados e pode pleitear remunerações maiores e cargos mais atrativos.

EAD: um caminho para o sucesso

Engana-se quem pensa que um curso a distância é, de alguma forma, inferior a um curso presencial. A metodologia da Unipar EAD por exemplo, contempla conteúdos gravados e/ou transmitidos ao vivo via internet através do Ambiente Virtual de Aprendizagem com possibilidade de interação e o diploma tem o mesmo valor perante o mercado.

Portanto, isso significa que você pode recorrer a uma modalidade de ensino que permita estudar onde e como quiser, trazendo vantagens a você de empregabilidade no mercado de trabalho.

A Unipar EAD conta com 40 opções de cursos de graduação, divididos nas mais diversas áreas do conhecimento, e 25 cursos de pós-graduação para sua especialização. Conheça quais são as alternativas e descubra como eles podem funcionar como uma porta de entrada no mercado para oportunidades de trabalho mais rentáveis.

…..

Converse com a nossa equipe de especialistas e descubra como podemos ajudá-lo a se destacar na carreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *