5 atividades para aproveitar o tempo de maneira produtiva durante a quarentena

Desde que a pandemia de coronavírus chegou ao Brasil já são mais de dois meses que muitas pessoas estão praticando a quarentena e o distanciamento social. Se para alguns a rotina de trabalho não mudou tanto, com as atividades sendo realizadas online, para outros esse tem sido um período com mais tempo livre.

Que tal utilizar parte desse tempo disponível de maneira produtiva para planejar como será a sua carreira quando a pandemia terminar? Esse pode ser um ótimo momento para fazer cursos online, ler aqueles livros que estão parados na sua estante há um bom tempo ou mesmo para aprender um novo idioma.

Mesmo sem sair de casa, as possibilidades são inúmeras. Nesse artigo, listamos algumas alternativas de atividades para você fazer durante a quarentena e chegar ao final desse período com mais conhecimento acumulado.

1. Aprenda um novo idioma

Uma pesquisa realizada pela Catho apontou que profissionais que dominam o inglês (ou um segundo idioma) recebem em média de 47% a 52% mais do que um concorrente que não saiba falar outra língua. A diferença é mais acentuada quando falamos de cargos hierárquicos mais altos, isso sem falar nas oportunidades de viajar ao exterior a trabalho.

Você pode aproveitar os dias em casa para estudar um segundo idioma. A língua inglesa é considerada o idioma de maior influência no mundo, sendo oficial em mais de 50 países e adotado por organizações internacionais como a ONU e a OTAN. Porém, espanhol, francês e alemão são outros idiomas que podem abrir muitas portas no mercado de trabalho.

2. Assista a filmes e séries baseados em fatos reais

Todos nós temos os nossos momentos de lazer e entretenimento, mas e se você pudesse aliar o útil ao agradável? Serviços de streaming como Netflix e Prime Vídeo oferecem um catálogo rico de documentários e séries baseadas em fatos reais. Escolher conteúdos que tenham relação com a sua área de atuação é uma ótima maneira de ter novas experiências.

Por exemplo, ao se deparar com histórias de sucesso, frequentemente conhecemos o esforço e a inventividade de pessoas que foram bem-sucedidas em suas carreiras e podemos extrair disso lições valiosas para o nosso próprio desenvolvimento. Cultive o hábito de assistir pelo menos duas vezes por semana conteúdo que sejam ricos sob o ponto de vista cultural.

3. Leia os livros que estão na sua lista

Todos nós temos uma lista de livros para ler “quando sobrar um tempinho”. Pode ser um livro que já tenhamos na estante ou algum que está presente apenas nas nossas intenções. O fato é que vamos adiando e parece nunca chegar a hora de, finalmente, lê-los e saciar a nossa curiosidade. Por que não fazer isso nesse momento?

Utilize o período de quarentena para organizar a sua lista de leituras. Além de entretenimento, procure também obras que tenham relação direta com a sua área de atuação. Esse é o momento para refletir com calma sobre diversos aspectos da profissão e pensar em alternativas de desenvolvimento pessoal e profissional para quando a pandemia acabar.

4. Estude online

Aqueles que fazem um curso de graduação a distância não tiveram a sua rotina de estudos impactada pelo coronavírus. Isso porque na modalidade EAD as aulas podem ser vistas a partir de qualquer lugar. Nesse momento, esse é um diferencial e tanto e você pode aproveitar esse período para ampliar ainda mais as suas atividades online.

No site da UNIPAR EAD, por exemplo, você encontra diversas palestras online gratuitas. Além disso, há cursos livres com valores acessíveis em várias áreas, que podem servir para turbinar o seu currículo. Tenha certeza de quando a pandemia passar, profissionais que se mantiverem atualizados terão prioridade entre as vagas que serão abertas no mercado.

5. Saiba como planejar melhor o seu tempo

Estar em casa e por conta própria, seja no trabalho ou nos estudos, nos demanda maior autonomia. A todo momento precisamos decidir o que fazer e como fazer, sem que ninguém precise nos pedir. Essa independência, para quem não está acostumado, pode ser um pouco difícil, mas é também uma oportunidade para aprender a planejar melhor o tempo.

Aprenda técnicas de gerenciamento de tempo para se tornar mais produtivo e concentrado. Lembre-se: não se trata de trabalhar ou estudar mais, mas sim de extrair o máximo das horas dedicadas a qualquer atividade. Como consequência, você terá mais tempo livre para lazer e entretenimento e poderá equilibrar melhor sua vida pessoal e profissional.

Os acadêmicos da UNIPAR EAD podem contar gratuitamente com o aplicativo StartUP, projeto de gestão de carreiras da UNIPAR que oferece conteúdos gratuitos que promovem as principais competências comportamentais exigidas pelo mercado de trabalho, aumentando as chances de empregabilidade do aluno. Venha estudar na UNIPAR EAD e conheça o aplicativo 🙂

…..

Você está aproveitando o período de quarentena para estudar e se aperfeiçoar profissionalmente? Compartilhe conosco as suas dicas para ser mais produtivo durante a pandemia de coronavírus e não deixar o estresse e a ansiedade tomarem conta.