Quatro bons motivos para aprender um segundo idioma

O aprendizado de uma segunda língua está cada vez mais comum, não só visando a importância profissional, mas também pessoal. Apesar disso, em muitos casos, esta acaba não sendo a prioridade das pessoas.

Pensando nisso, separamos 4 bons motivos para você repensar sobre a importância de falar mais de um idioma. Confira:

1) Evitar constrangimentos – O conhecimento de outro idioma, como a língua inglesa ou espanhola (o inglês está entre as línguas mais faladas no planeta), é muito importante, pois se evita o constrangimento em lugares públicos ou até mesmo em reuniões de negócios que o convidado ou cliente fala um idioma estrangeiro específico.

2) Participar de intercâmbios – O mercado de trabalho é muito exigente, e está sempre em busca de profissionais qualificados e que possuam diferenciais, como especializações que são oferecidas fora do Brasil. Algumas instituições brasileiras e empresas também oferecem intercâmbio levando seus alunos e profissionais para cursos exclusivos de especialização fora do país. No entanto, se o aluno não tem o mínimo domínio e a proficiência em inglês, por exemplo, dificilmente conseguirá uma vaga para usufruir dessas iniciativas.

3) Obter sucesso profissional – Talvez seja o motivo principal da maioria das pessoas, que visam uma vida profissional de sucesso. É preciso competência e compromisso para alcançar tal objetivo, e a obrigatoriedade do segundo idioma já é uma realidade na maioria das empresas, não somente em cargos da alta hierarquia, como na gerência ou diretoria, mas também em diversos segmentos de áreas de atuação do mercado de trabalho.

4) Realização pessoal – Não é só na vida profissional que um segundo idioma faz falta. Acontece, por exemplo, de alguns filmes, séries e livros só terem versão em inglês, ou quando possuem termos e gírias que só serão possíveis de compreender se você conhece o idioma original. Sem uma pessoa para auxiliar com traduções de qualidade, você perderá detalhes importantes para a compreensão desses atrativos culturais. Se faz necessária a compreensão daquele produto cultural que é consumido.