Quarentena: 5 dicas para controlar o estresse e a ansiedade

Compartilhe

Por mais que sejamos fortes mentalmente e fisicamente, lidar com a situação de pandemia de coronavírus não é uma tarefa simples. O distanciamento social e a quarentena imposta por algumas cidades fez com que muitas pessoas se sentissem sozinhas e isoladas dentro de casa.

As notícias pouco animadoras na TV e a incerteza sobre quando esse período difícil terminará faz com que muita gente se sinta estressada e ansiosa. Acredite: você não está sozinho. Esse sentimento é mais comum do que você imagina, tanto é que a Organização Mundial de Saúde (OMS) resolveu se manifestar, sugerindo algumas maneiras para lidar um pouco melhor com essa situação.

Listamos aqui alguns dos conselhos do mais importante órgão de saúde do mundo para que você possa enfrentar esse período turbulento de forma tranquila e serena.

1. Evite consumir informações sobre a pandemia o dia inteiro

O papel da imprensa é informar sobre tudo o que acontece no mundo relacionado ao coronavírus. Porém, essa superexposição a notícias ruins faz com que as pessoas se sintam mais ansiosas, especialmente se elas consumirem esse tipo de informação o tempo todo. De forma alguma você deve deixar de se informar, mas estipule um horário para fazer isso.

Antes de tudo, opte por fontes de qualidade. Evite recorrer a sites que propagam boatos ou informações que não sejam provenientes de órgãos oficiais. Além disso, veja outros tipos de conteúdo. Consumir apenas notícias o dia inteiro, especialmente em um período de adversidades como o que estamos enfrentando, contribui para nos deixar mais estressados e infelizes.

2. Use as redes sociais a seu favor

As redes sociais e os serviços de videoconferência são ótimas alternativas para que possamos manter o contato com nossos amigos e familiares, mesmo a distância. Por isso, mais importante do que deixar de lado essas plataformas é compreender de que maneira elas podem ser utilizadas a seu favor.

Ver que há pessoas tendo momentos felizes do outro lado da linha e conversar com elas sobre as suas expectativas é uma maneira de aliviar o estresse e desabafar. O isolamento, especialmente para aqueles que moram sozinhos, pode contribuir para aumentar os níveis de solidão. Conversar com amigos e familiares via vídeo é uma forma de reduzir essa angústia e compreender que mais pessoas se preocupam com você.

3. Pratique solidariedade

Ter a oportunidade de ajudar outras pessoas nos torna mais fortes. Não se trata apenas de fazer doações em dinheiro, mas sim de estar presente mesmo em pequenos detalhes. Conversar com uma pessoa idosa que está isolada, auxiliar alguém fazendo compras no supermercado ou mesmo ligar para um amigo e perguntar se está tudo bem são ações que não custam nada – e que fazem uma enorme diferença.

Ajudar alguém é um benefício de mão dupla: tanto quem recebe a ajuda quanto quem presta acabam se sentindo melhor. Se você tiver a oportunidade de ajudar de outras maneiras, com doações de roupas e alimentos para pessoas necessitadas, não pense duas vezes. Aproveite os momentos de solidão para buscar maneiras de fazer a diferença na sociedade.

4. Pratique atividades físicas

Embora as academias estejam fechadas e a recomendação seja para não sair de casa, isso não significa que você não deve exercitar o seu corpo. Passar os dias de maneira sedentária, sem fazer alongamentos ou exercícios físicos, é prejudicial a saúde e contribui para nos deixar um pouco mais desmotivados.

Independentemente da atividade física que você pratique, reserve pelo menos vinte minutos do seu dia para se exercitar. Se você realizar alguns alongamentos já será suficiente para manter o seu corpo ativo. Além disso, não descuide da alimentação: comidas mais saudáveis e menos gorduras nos ajudam a ter mais energia para enfrentar o dia a dia.

5. Invista no seu futuro

Não sabemos quando a pandemia vai acabar, mas uma hora ela terminará. Quando esse momento ruim passar e as coisas começarem a voltar ao normal, o tempo que você passou em quarentena pode funcionar como um aliado no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Aproveite esse tempo para estudar um novo idioma, faça cursos de gerenciamento de tempo, estude online e aproveite para assistir a filmes e séries e ler aqueles livros que estão parados na sua estante por falta de tempo. Manter o foco em uma perspectiva futura, buscando maior qualificação na sua área, é uma maneira de se manter motivado e seguir esperançoso de que dias melhores em breve voltarão.

…..

Você sabia que não é preciso parar os seus estudos mesmo durante a pandemia? Ao optar por um curso de graduação online da UNIPAR EAD você assiste às aulas sem sair de casa e não precisa adiar os seus planos em razão da pandemia. Um diploma de graduação EAD tem o mesmo peso de um diploma de um curso presencial e essa pode ser uma ótima alternativa para reorganizar a sua vida. Conheça a UNIPAR EAD e conecte-se com o seu futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *