Como definir Metas e Objetivos Pessoais?

Compartilhe

Estabelecer metas é essencial para o desenvolvimento de pessoas e empresas. Profissionais que não sabem para onde estão indo acabam decepcionando-se mais facilmente por que não formularam seus objetivos de forma que possam alcançá-los.

Empresas sem um objetivo final não cumprem metas e dificilmente irão sobreviver a períodos de crise e instabilidade. Um objetivo final irá acompanhá-las por essas fases e facilitar a escolha entre alternativas de difícil decisão. Separamos 6 importantes dicas que irão te ajudar a definir e atingir seu objetivo:

1 – TENHA MAIS DE UM OBJETIVO COMO POSSIBILIDADE

Desenvolva princípios simples, porém claros, de seus de vida pessoal e profissional que irão guiá-lo até seu objetivo final. Para dar uma cobertura ampla e equilibrada de todas as áreas importantes em sua vida, tentar estabelecer metas em algumas categorias, como carreira, educação, família, entre outras.

Passe algum tempo refletindo estas questões, e em seguida, selecione uma ou mais metas em cada categoria que melhor refletem o que você quer fazer. Depois, considere cortar algumas opções novamente para que você tenha um pequeno número de pontos realmente significativos nos quais você deve se concentrar.

2 – ALINHE OBJETIVOS PESSOAIS E PROFISSIONAIS

Suas metas de vida devem caminhar na mesma direção. Se você quer construir uma carreira sólida mas deseja fazer várias viagens pelo mundo, deve unir sua profissão aos seus desejos pessoais.

3 – SEJA HONESTO

Se você possui barreiras que dificultam o acesso aos seus objetivos, deve ser sincero consigo mesmo e decidir se os sacrifícios irão valer a pena. Seja sincero em relação a sua trajetória até o presente momento e estabeleça metas com os pés no chão.

4 – COMUNIQUE-SE!

Guardar seus sonhos só pra você pode estar te impedindo de alcançá-los. Mas cuidado, não faça propaganda. Tenha cautela com o que fala e para quem fala, pois nunca se sabe a intenção de quem está ouvindo. Mesmo assim, não deixe de compartilhar com seus amigos e pessoas próximas aquilo que você planeja, pois elas podem se tornar parceiras de formas inusitadas.

5 – CORRA ATRÁS DE INFORMAÇÃO

Seu sonho é fazer um intercâmbio? Ganhar uma bolsa para estudar fora? Escrever um livro? Pular de para-quedas? Não importa qual for seu objetivo final, informar-se sobre o que você quer fazer é o primeiro passo para obter sucesso. Quanto mais familiarizado você estiver com aquilo que quer alcançar, mais fácil será para identificar oportunidades.

6 – PENSE POSITIVO

Não se assuste! Quanto mais sonhamos com algo, mais nossas expectativas crescem, o que é bom, mas pode ser muito perigoso. Para alcançarmos nossos objetivos iremos passar por momentos difíceis e decepcionantes. Mas o importante é não desistir: Recicle as idéias, levante a cabeça e conte com seus amigos para te ajudarem a perseverar. Quanto maiores as lutas para alcançar uma meta, maiores as recompensas ao conquistá-la.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *