Visual, auditivo ou cinestésico: qual a sua forma de aprendizagem?

Compartilhe

De qual maneira você consegue reter mais conteúdo: assistindo a uma entrevista na TV, ouvindo um podcast ou lendo um jornal? Se você acredita que existe um método melhor do que outro, então está muito enganado. Na verdade, tudo depende de qual é forma de aprendizagem que mais funciona para você.

Compreender que existem diferenças nas metodologias e, mais importante, descobrir qual é o estilo que funciona melhor para você pode fazer toda a diferença na hora de estudar para uma prova ou de se concentrar em uma tarefa difícil. A maneira mais fácil de fixar conteúdo para você pode não ser a escolha do seu colega e é justamente por isso que temos que entender que estilos são esses.

De acordo com os especialistas em educação, a aprendizagem pode ser subdividida em três estilos: visual, auditivo e cinestésico. Muito provavelmente você tem maior facilidade com um ou dois estilos. Vamos entender um pouco mais sobre cada um deles.

Estilo visual: a memória “fotográfica”

As pessoas que têm mais facilidade com o estilo de aprendizagem visual são aquelas que têm a chamada “memória fotográfica”. Basta bater o olho em uma imagem para que a lembrança dela persista por mais tempo. Assistir a filmes, ver vídeos no YouTube e prestar muita atenção nas aulas são algumas das características dos estudantes que se dão bem com essa técnica.

Para eles, o melhor conselho é organizar as informações de forma visual, seja escrevendo ou mostrando gráficos, diagramas e ilustrações. Criar slides com fluxogramas, associando imagens específicas a determinados conceitos também é uma estratégia válida. Em geral, aqueles que tem um estilo visual se distraem com maior facilidade quando expostos apenas aos sons.

Estilo auditivo: feche os olhos e ouça

Já as pessoas que têm o estilo auditivo são aquelas que conseguem absorver mais conteúdo ouvindo do que assistindo a TV. Elas costumam se informar por emissoras de rádio e podcasts e provavelmente preferirão ouvir audiobooks do que ler um livro. Para essas pessoas, as explicações dadas durante as aulas pelos professores são fundamentais.

Ainda que se passem alguns dias, elas terão a lembrança exata do que foi dito. As pessoas com estilo auditivo devem sempre buscar ambientes tranquilos e livres de ruídos. Para estudar, você pode escolher um vídeo no YouTube e minimizá-lo, dando atenção apenas ao som. Gravar aulas ou mesmo a própria voz com um resumo do conteúdo também é uma estratégia inteligente.

Estilo cinestésico: fazendo e aprendendo

Por fim, as pessoas que têm o estilo cinestésico são aquelas que precisam colocar a mão na massa para aprender. Não basta ler, ouvir ou assistir, é preciso reproduzir mecanicamente aquilo que foi assimilado. Os cinestésicos geralmente são inquietos e não aguentam passar muito tempo na mesa.

Os estudantes que seguem esse estilo precisam sempre ter alguma coisa em mãos, e gostam de montar e desmontar objetos. Para eles, a melhor forma de aprendizado é mesmo a prática: uma viagem, uma ida ao laboratório ou visitas técnicas são pontos essenciais para compreender melhor o funcionamento das coisas.

Visual, auditivo ou cinestésico: qual é o seu estilo?

Agora que você conhece um pouco mais sobre cada um dos estilos, certamente ficará mais fácil identificar quais atividades lhe parecem mais agradáveis. Não há um estilo melhor do que outro e não há um consenso sobre como desenvolvemos essas aptidões ao longo da vida. No entanto, uma vez que você saiba qual é o seu estilo, é possível aperfeiçoá-lo, buscando atividades que o permitam ser mais produtivo e obter melhores resultados.

Uma boa dica é se submeter ao Inventário de Estilo de Aprendizagem de Kolb. Trata-se de um questionário elaborado pelo teórico educacional norte-americano David Allen Kolb que visa identificar quais são as suas características de aprendizagem. São apenas 12 perguntas e você pode respondê-las acessando o teste neste link.

Por fim, nada impede que você desenvolva mais de uma habilidade. Dificilmente alguém têm a mesma capacidade de aprendizado nos três métodos, mas é normal combinar dois deles para obter melhores resultados. Entender como o seu aprendizado funciona torna mais simples buscar alternativas que realmente sejam satisfatórias em termos educacionais para você, independentemente da sua área de atuação.

…..

E aí, qual é o seu estilo de aprendizagem preferido? Aproveite e compartilhe com a gente dicas do que você faz para se dar bem nos estudos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *