Conheça as 4 formas de aprendizagem e saiba com qual você se identifica

Compartilhe

Em um mundo em que é preciso assimilar uma enorme quantidade de informações rapidamente, buscar soluções para aproveitar nosso tempo da forma mais eficiente possível se tornou questão de necessidade.

Uma alternativa importante é buscar facilitar o nosso processo de aprendizagem, identificando como cada um de nós aprende melhor. Em geral, as pessoas absorvem informações por meio de 4 formas: sentimentos, observação, pensamento e ação.

Todos temos a capacidade de aprender usando uma destas 4 maneiras, no entanto temos a preferência e a facilidade de aprender melhor com uma delas. Saiba com qual você se identifica mais:

1) Sentir (Vivência Concreta)

É a aprendizagem por meio dos sentimentos, do envolvimento com as emoções. São pessoas que enfatizam o envolvimento pessoal nas situações no dia-a-dia, e se baseiam mais em suas sensações e sentimentos do que em uma abordagem sistemática aos problemas e situações. Há a necessidade de contato com a realidade externa para estarem aprendendo. Precisam estar sentindo as coisas acontecendo. As pessoas deste estágio de aprendizagem valorizam o envolvimento em situações reais, sentem-se confortáveis em realidades únicas e complexas e são bons decisores intuitivos.

2) Observar (Observação Reflexiva)

Aprendizagem por meio das observações, sem a necessidade de participar das coisas. O que mais importa para estas pessoas é refletir sobre o que observam. As pessoas deste estágio são pacientes, valorizam a imparcialidade, buscam o significado das decisões sob diferentes perspectivas.

3) Pensar (Conceituação Abstrata)

Aprendizagem por meio do pensamento, do abstrato. As pessoas deste estágio valorizam o planejamento sistemático, sentem-se confortáveis pelo rigor e disciplina da análise de idéias e conceitos. Constroem esquemas, modelos e teoria. São decisores que operam em grande grau de previsão e precisão dos resultados.

4) Agir / fazer (Experimentação Ativa)

Aprendizagem por meio da ação. A pessoa tem uma abordagem prática e uma preocupação com aquilo que realmente funciona, e não fica simplesmente observando uma situação. Valoriza o fato de tomar atitudes e ver os resultados de sua influência e criatividade. As pessoas deste estágio são impacientes, gostam de influenciar pessoas e mudar situações. Valorizam o que funciona sem se preocuparem porquê. Gostam de ver o resultado, assumindo, para isto, alguns riscos.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *