10 dicas para espantar a preguiça

Não importa o quanto você esteja focado em atingir seus objetivos. Eventualmente, a famosa preguiça vai aparecer, e é preciso estar preparado para espantá-la para longe o mais rápido possível. Separamos 10 atitudes que vão fazer você se livrar do desânimo, quando ele surgir:

1) Durma bem – Parece óbvio, mas uma boa noite de sono é extremamente importante na luta contra a preguiça. Dormir bem faz com que o nosso corpo trabalhe e produza hormônios e imunidade contra doenças O ideal é descansar cerca de oito horas por noite e ter um ciclo de sono regular. Hábitos de sono irregulares ou noites sem dormir reduzem a sua energia.

2) Exercite-se – O exercício dá energia e faz com que o seu corpo libere endorfinas que melhoram o seu humor e a sua saúde, dando a você mais vontade de sair e fazer o que precisa fazer. Uma rotina de exercícios físicos deixa o corpo disposto e alerta. Uma atividade simples, como aquela caminhada no parque, já garante que seu ânimo mude.

3) Alimente-se corretamente – Manter uma alimentação saudável é muito importante para você ficar disposto durante o dia. Os alimentos são capazes de interferir na produção de neurotransmissores e estimulam impulsos nervosos no cérebro, dando sensação de prazer e bem-estar.

4) Visualize os benefícios da ação – Focar apenas nas dificuldades em executar determinada tarefa, a torna mais difícil de começar. Concentre-se nos benefícios que terá ao concluir seu dever, e será bem mais fácil colocar as mãos a obra.

5) Pense nas consequências do não cumprimento da tarefa – Se os benefícios não são o suficiente para motivá-lo, pense nos prejuízos que você vai ter se não fizer o que deve. Visualize as consequências negativas (sejam elas financeiros, profissionais ou emocionais) de se entregar à inércia.

6) Divida a tarefa em partes – Se você se deparar com uma tarefa complexa ou trabalhosa, divida o processo em etapas menores, administráveis, com prazos para início e conclusão para cada uma. Faça uma coisa de cada vez.

7) Não procrastine – Tenha um objetivo, elabore uma lista com seus compromissos, estabeleça a prioridade de cada um e não deixe nada para depois, realizando tudo dentro do tempo estipulado. Aqui vale o velho ditado: não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje.

8) Determine um prazo rápido para agir – A parte mais difícil de muitas tarefas é começar. Determine um prazo curto para iniciar uma atividade. De 5 a 15 minutos é um tempo adequado, que evita o adiamento constante.

9) Estabeleça recompensas – Determine para si mesmo um prazo para o cumprimento da tarefa, e estabeleça alguns prêmios para cada etapa que você cumprir no prazo, como um chocolate, ou alguns minutos de relaxamento. Isso aumenta a autoestima e mantém o foco na continuidade.

10) Encontre parceiros – Pessoas com interesses em comum podem ser o melhor apoio quando a vontade própria não é o suficiente. Se você pretende começar a praticar algum exercício, por exemplo, que tal encontrar parceiros que estejam com o mesmo desejo?

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